terça-feira, 6 de março de 2012

Pronunciar pela primeira vez

Depois do diagnóstico, no dia seguinte, fiz biópsia de medula. Minha mãe e duas primas foram me acompanhando até a sala. O procedimento foi feito com anestesia e a Má, minha prima que é médica, contou que ficou muito aliviada quando soube. Em alguns casos essa biópsia é feita sem anestesia e dizem que dói muito. Eu já contei, mas vou relembrar: é uma agulha grossa que vai no osso da bacia e raspa um pedacinho desse osso. Imagina!!! O meu foi feito com anestesia e eu fiquei com dor por quase uma semana. Mas é uma dorzinha bem suportável, quem tiver que fazer um dia não se assuste!!! Parece que você ficou sentado muito tempo na mesma posição e ficou com uma dorzinha na lombar!
Bom, como sempre, antes de uma anestesia o anestesista faz uma série de perguntas. Ele não é o médico que cuida do seu caso, então você tem que repetir o que todo mundo já sabe rsrsrsr...  Ele me perguntou o motivo da biópsia e tudo que eu pensava era: pelo amor de Deus, alguém fala por mim! Ainda não tinha me acostumado com a idéia de ter um linfoma. Passaram uns segundos (que para mim pareceram séculos) e, como ele perguntou para mim, percebi que a função de responder era minha mesmo. Foi muitoooooo difícil pronunciar: "porque eu estou com linfoma." Engoli seco, nó na garganta. O oncologista, quando me deu a notícia, disse: "a palavra câncer ainda assusta muito, você tem que se acostumar com ela; repete na sua cabeça um milhão de vezes até virar uma coisa normal." E não é que era isso mesmo? Hoje é mais normal. Mas às vezes acho que esse foi um dos motivos pelos quais eu fiz o blog: para contar sem ter que contar, sabe? Quando a gente tem que contar pessoalmente para alguém, é muito estranho. Sempre existe um silêncio constrangedor, um susto que a pessoa não quer demonstrar,  um "não sei o que dizer" que para quem está do outro lado (o meu) não é nada legal. Claro, a pessoa que ouve não tem culpa nenhuma, estou só narrando a experiência. Já ouvi várias pessoas com câncer dizendo que ter que contar para os outros é um momento terrível. Assim sendo, aí está: esse é um dos motivos pelos quais eu fiz o blog! E uma dica para quem ouve é: "Nossa, Helô (ou quem quer que seja), que notícia chata de se receber, né? Saiba que estarei rezando e torcendo por você e estou aqui para o que precisar!". ;-)

Essas são minhas primas que estavam sempre comigo no hospital! A foto é do dia do meu casamento, que dia!!! Da esquerda para a direita: Bê, Grá, (eu!), Má e Mafê! Amo vocês!!!


Ah! Só uma observação importante: a Má nunca bebe, portanto a caipirinha que ela estava segurando na foto com certeza era minha kkkkk!!!


11 comentários:

  1. É isso mesmo Helô... no primeiro momento é difícil, mas depois a gente se acostuma.. q coisa estranha de se dizer.. "A GENTE SE ACOSTUMA", e a reação das pessoas parece ser a mesma, elas parecem ficar sem jeito.. ficam sem graça, não sabem o que dizer.. Mas se Deus quiser logo diremos... Eu tive hj não tenho mais graças a Deus! Bjus no coração guerreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa louca mesmo... mas é assim! É o que tem pra hoje, né? Rsrsrs.... Logo diremos "eu tive"!!!! Ufa!!!! E vamos pensar: nem acredito que passei por tudo isso!
      E vai ser logo!!!
      Beijos, estou torcendo por vc!!!!

      Excluir
  2. Helo, tudo passa e acaba bem no final. O que fica sao as preces,o carinho oferecido, o amor dividido, a palavra e o sorriso dados na hora certa e que consolam e acalentam... Dai se percebe, que como na foto linda ai de cima, que justamente a superacao de momentos dificeis e das adversidades eh que nos leva de uma foto feliz a outra...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Helô,
    o que você faz com o seu blog, além de utilizá-lo para comunicar as pessoas e se preservar daquele silêncio constrangedor... rs... é levar a todos os teus seguidores, muitos amigos e outros novos amigos, que a vida vale a pena, que com a sua positivade, alegria, inteligência, beleza e fé a luta vale a pena e enfrentá-la de frente é possível!!! A partir da sua experiência, você sensibiliza a tantos e ainda promove ações sociais!!! Realmente, fico aqui imaginando como seria a sociedade se as pessoas assumissem posturas mais próativas e se lamentassem menos...
    As meninas aí da foto eu as conheço e as ADORO!!! São lindas por fora e por dentro, como vc!!!
    Beijos,
    Adri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, concordo, as meninas da foto são lindas por fora e por dentro e é em grande parte por ter pessoas assim por perto que eu me mantenho tão feliz mesmo nos momentos difíceis!!!!!!!!
      Obrigada Adri!!!! Adoro vc!
      Beijossss

      Excluir
  4. Querida.....
    Nunca vou esquecer esse dia da sua biopsia...Vc realmente é fantástica!!!!Ali vc me deu umas das lições mais lindas de vida! Muito obrigada por ter tido a oportunidade de estar lá com vc de mãos dadas!!!!
    Te amo!!!

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Bê??? Que lição foi essa??????
      Eu amei que vc estava lá, viu??? Amo vc irmãzinha!
      Beijossss

      Excluir
  5. ADOREI A FOTO!! Também adoro voces, minhas sobrinhas queridas e amo ver como voces e... tambem os primOs se relacionam de forma maravilhosa. Continuem SEMPRE assim. Isso é uma grande força para a vida toda. Helozinha, amo voce... Precisa dizer? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar mã!!! Precisa dizer que me ama sim, pode falar bastante que eu gosto heheheh!!!! Eu tb! Bjssssss

      Excluir