terça-feira, 20 de março de 2012

Acalmando para dormir

Eu raramente tenho problemas para dormir. Raramente mesmo, mais ou menos uma vez por ano kkkkk.... Já o Marcelo... É que minha bagagem familiar e "yoguística" me ensinaram alguns truques desde muito cedo. Morar no interior a vida inteira também ajudou. Em São Paulo, pela falta de tempo, a gente acaba deixando mais compromissos para a noite e aí fica mais difícil desligar de repente.
Funciona mais ou menos assim: hoje em dia a vida é maluca, corrida, competitiva e a gente vive conectado 24 horas por dia. Chegamos em casa à noite e continuamos na internet ou com a TV ligada, como se nosso cérebro estivesse recebendo a luz solar ininterruptamente (viu, Marcelo? rsrsrrs). Nosso corpo precisa estar mais conectado aos ritmos da natureza para estar saudável. Antigamente, jantava-se cedo e dormia-se cedo, logo após o pôr do sol, e acordava-se cedo também, ao nascer do sol. Para uma boa noite de sono, a glândula pineal (localizada no topo da cabeça) tem que secretar um hormônio chamado melatonina e isso, adivinhem, só acontece quando estamos no escuro! Providencial, não? Então, é importante que depois do pôr do sol a gente tente gradativamente aquietar nossa mente e nosso corpo (por isso eu nunca gostei de ir para a academia à noite, a não ser para atividades leves e relaxantes). Se for impossível desligar a TV, pelo menos tente assistir programas leves, sem violência, sem muita correria... Seria bom deixar a casa com a luz mais suave, como abajures ou velas, talvez um óleo essencial de lavanda (depois dou umas diquinhas de óleos por aqui), uma música tranquila... Jantar cedo, fazer uma leitura leve, algumas respirações profundas e lentas, um pouco de alongamento e uma bela massagem nos pés também pode ajudar! A ordem é aquietar! Não adianta, estar no 220V e de repente querer apagar a luz e achar que o sono vem no automático simplesmente não vai funcionar... 
Esse aquietamento gradativo funciona - e muito! No começo pode ser estranho, mas quando acostumamos... ah, que delícia! 


20 comentários:

  1. Ah menina, eu sempre fui elétrica, sempre dormir pouco...aliás para mim dormir sempre foi perda de tempo...e agora...adivinhe..como eu queria poder dormir umas boas 10 horas por noite...ou 8 que fosse. Mas ele sumiu, me abandonou por completo!!!As dicas são boas...a gente sabe, mas nunca lembra delas!!! Vou tentar uma abajur e uns livros mais tranquilos...Comecei a ler o Steve Jcbs, mas não estou conseguindo acompanhar as loucuras dele. Preciso de algo mais calmo. Beijo Grande pra você...Na torcida sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu nunca achei dormir perda de tempo rsrsrsr, acho que é recarregar as baterias para viver as outras horas do dia melhor!!! Eu sempre lembro das minhas próprias dicas hahahaah....
      Obrigada pela torcida!!!
      Beijossss

      Excluir
  2. Eu preciso seguir suas dicas... nos ultimos tempos estou uma "pilha", correria... e sempre demoro a "desligar". Bjo0kas
    Mônica Corrêa Candemil (Enfª - SC)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helo
    Adorei as dicas; como vc não tenho muito problema para dormir , mas as vezes acontece do sono demorar a chegar, então vou seguir seus conselhos.
    Beijos,
    Cristina Lima

    ResponderExcluir
  4. Adorei! é exatamente assim!
    e já me identifiquei bastante com o "assistir programas leves, sem violência, sem muita correria", que eu peço insistentemente para o marido, mas nem sempre consigo... heheheh
    aguardando mais e mais dicas!
    bjussss
    Déia(nutri)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são duros na queda rsrsrsr... eu tb luto com o meu srsrs
      Bjssssss

      Excluir
  5. Heloísa, meu nome é Letícia, nós não nos conhecemos (ainda)...E tenho algo a te contar...
    Hoje, fui na copa onde trabalho tomar um copo d'água e encontrei o Marcelo. Nós conversamos pouco, pois faço parte do grupo há apenas 2 semanas...Pois então, com muito carinho, ele me contou sobre você e seu blog e, é claro que fiquei muito chateada por você pois sei o quanto é ruim ser obrigada a parar a vida para cuidar da saúde, porém, por outro lado, acredito que tudo, seja bom ou ruim, é uma oportunidade de ser uma pessoa melhor. Quando eu tinha 27 anos, estava de moto e fui atropelada por um caminhão...Um motorista bêbado, em 1 segundo mudou o curso da minha vida. Para resumir, além de muitos ossos quebrados, orgãos dilacerados, rosto transformado e dentes perdidos, tive uma lesão de plexo braquial, que como consequência, me fez perder a sensibilidade e movimento do braço esquerdo (eu era canhota). Fiquei 1 mês em coma, 4 meses na cadeira de rodas e demorei 1 ano para conseguir sair na rua sem nada escondendo uma grande cicatriz de enxerto no braço. Fazem pouco mais de 2 anos que sofri esse acidente, e agora que estou retomando minha vida profissional, já que quando tudo aconteceu, fazia apenas 1 mês que eu havia me formado na faculdade. Talvez, você esteja se perguntando o porque estou te contando tudo isso...Estou te contando para que você realmente acredite que tudo nessa vida, é uma fase. A vida faz a gente aprender a ter paciência, a ter mais amor, a dar mais valor...e olha, Heloísa...hoje eu sou MUITO MAIS FELIZ do que há 2 anos. Chorei? Sim! Fiquei triste? Muito! Mas naqueles dias ociosos em casa, pensei, repensei e decidi que minha vida, não depende da minha aparência, ou limitação física! E que eu vou ser feliz com as condições que a vida me apresenta, hoje, amanhã e sempre! Tudo que aprendi, e ainda aprendo, escolhi uma frase para mim: ENTENDER, ACEITAR e AGRADECER!
    Desejo que você se recupere, trace novos caminhos e seja sempre muito feliz!!!!

    Letícia F. Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Td bem???
      Obrigada por compartilhar sua história aqui!
      Nossa, imagino, sua vida mudar num segundo por causa de um motorista bêbado. E o que vc vai fazer, né? Passar o resto da vida brigando com isso só vai ser ruim para vc... Vc dá uma lição de vida com o seu depoimento. É isso mesmo, temos que lidar com aquilo que temos sabendo que tudo passa, muda, se transforma...
      Obrigada pelo carinho!
      Beijosss

      Excluir
    2. Comigo tudo ótimo, Heloísa! E vc, como está hoje?


      É exatamente isso! Tudo muda, acaba, passa....mas tudo se transforma, se renova e renasce! Essa é a beleza da vida!

      Quando quiser conversar e se quiser conversar, será um prazer!

      Beijos!

      Excluir
  6. Helo!!! Concordo muito contigo! Tu sabe que a hora de dormir é sagrada aqui em casa, pratico isso ha muito tempo em minha vida e desde que o Bernardo (meu filho) é bebê...1 ou 2 horas antes dele dormir, deixo só a luz do abajur na sala, a casa em silencio, damos banho nele e após o banho: CAMA! Ele já esta na cama desde as 19:15hs. E vai bem contente dormir! E eu nem preciso te dizer que já estou deitada também!!! Hihihihi!!!
    Boa noite queridona!
    Bjo, Paula Bonamigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia!!!! Fiquei imaginando o ritual rsrsrs... Lá em casa a gente tb sempre dormiu cedo, minha mãe sempre fez assim como vc!
      Beijossss

      Excluir
  7. Helo...Essa de hj foi de encomenda pro Ricardo..Ebaaaa!!!! Amei a explicação!!!
    Valeu de montão....hahahhaahh!!!!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  8. Helô! Adorei o post!!! (como sempre)
    Vale lembrar que o ambiente de descanso influencia diretamente na qualidade do sono., pois é ele que define o nível de conforto (térmico, acústico, visual...). Portanto se a iluminação, cores, disposição do mobiliário, materiais, texturas forem pensadas, ainda melhor! hehehe

    beeeijos e um óimo dia!!
    PS: E conheço essa fotoo!! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, isso aí arquiteta!!!! Com certeza o ambiente é fundamental!!!!! Preciso dos seus serviços kkk!
      Essa foto ficou mto linda! Valeu rsrsrr
      Bjsss

      Excluir
    2. você viuuu!! pelos menos todos esses anos de faculdade serviram para alguma coisa,, hehehe
      E pode deixar, esterei ai na pascoa e posso de auxiliar no que precisar! =)

      ai adorei que vc colocou a foto tbm! A casa de vcs é uma delicia! hehe

      beeeijos

      Excluir
  9. Heloísa,
    ADOREI o texto e a forma que reuniu as dicas, pratico yoga e compartilho da mesma idéia em relação a importância de acalmar o corpo no final de um dia agitado (que são todos os dias da nossa vida, diga-se de passagem) para o bem do nosso corpo físico e mental. Parabéns pelo blog! Boa recuperação! e que vc tenha uma vida feliz!
    Juliana Betim.

    ResponderExcluir