quarta-feira, 27 de junho de 2012

Fazer o que se ama na vida pessoal

Antes de ontem eu falei sobre fazer o que se ama profissionalmente, mas podemos falar sobre isso na vida como um todo: fazer o que se ama! Isso é muito importante!!!! É importante para a auto-estima, para a vida familiar, para a vida social e até para a profissional. Vou dar exemplos....
É comum ouvir pessoas acima do peso dizendo que amam comer. Mas será que é só isso que amam?  Talvez, com o tempo, tenham esquecido que amam ouvir música, ler, caminhar em volta de uma pracinha, ligar para um amigo, tomar um banho gostoso e passar um hidratante bem cheiroso depois, meditar, dançar, sair para jantar, namorar... Pode ser que comer tenha se tornado a coisa mais fácil de se fazer quando se sente frustrado por não estar fazendo nada do que mais ama de verdade.
Também é comum ouvir mães de crianças pequenas (ou até de adultos) dizerem que não têm tempo de fazer nada para elas. Eu acredito que seja verdade, mas também acredito que com um pouco de organização e disciplina seja possível fazer pelo menos alguma coisa que realmente amem. Aliás, estar com os filhos pode ser uma dessas coisas, desde que seja vista como tal. Um banho mais caprichado, um jantar com o marido, uma massagem, um telefonema para uma amiga... Cada uma dessas coisas tem que ser vista e apreciada como algo que se ama fazer, mesmo que seja só por cinco minutos.
Esses dias ouvi uma colocação genial, mais ou menos assim: "Para darmos amor, nosso copo tem que estar transbordando amor. Se estiver só 'meio cheio', vamos gastar toda a nossa energia tentando enchê-lo". Ou seja, quando estamos de bem com a vida, podemos distribuir todo esse amor. Quando estamos "mais ou menos", vamos tentar melhorar a nós mesmos antes e, até lá, os outros também saem perdendo...
Devemos dedicar um pedacinho do nosso dia, nem que sejam apenas 5 minutos, a fazer alguma coisa que amamos de verdade, valorizando esse tempo. Para isso, é importante ter consciência (olha ela aí de novo!!!) do que amamos. Você já tem a sua lista?


16 comentários:

  1. Helô,
    que bacana são os momentinhos que reservo para ler o seu blog. Isso é uma das coisas que amo fazer!... rs. Sempre me abastece de bons sentimentos e boas perspectivas da vida. Você está certíssima, nada melhor do que estar de bem consigo para transbordar de amor!!!
    Beijos,
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Sabe Heloisa, conheci seu blog hj, e gostei mto do que vc escreve aqui. Infelizmente a gente acaba por dedicar a nossa vida aos outros, avós, pais, ou filhos (quem so tem), não é o meu caso. Porém passei a minha vida inteira vivendo para resolver
    o problema dos outros, saúde dos avós, agora minha mãe, problemas do marido de falta de dinheiro, etc.
    Eu raramente faço algo por mim ou para mim, e aos olhos dos outros é como se eu não tivesse esse direito. Não posso me dar a esse luxo. Eu sair sozinha? Eu fazer comrpas? Não...não...parece que eu nasci p/ viver em função dos outros. Tenho andado mto triste ultimamente, preocupada com a minha saúde. Nem tempo e dinheiro para ver a minha saúde, eu tenho; enfim...com tudo isso eu quis dizer...que a vida é estranha....
    Sabe-se la pq temos q passar por certas coisas...só sei que as vezes é difícil aceitar certas coisas. Parabéns pela sua recuperação, desejo mtas felicidades à vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado, a gente se envolve num círculo vicioso e só nós podemos sair dele e colocar os limites, né? Mas eu entendo que seja complicado sair dessas amarras... Desejo boa sorte a você nesse caminho!!!!!!!!
      A única coisa que posso te dizer é que quem tem que olhar por você, nesse caso, é você mesma. Faça isso!
      Bjsss, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Sempre com palavras lindas e inspiradoras!!
    Você é um exemplo!! Parabens :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Helô, conheci seu blog por esses dias e suas palavras tem me emocionado muito.
    Não nos conhecemos mas já tenho grande admiração por vc; sempre tão linda, doce e sábia!
    Boa sorte na sua recuperação, estou torcendo e sempre me lembro de vc em minhas orações.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!!! Muito obrigada, que bom que vc gosta do blog!
      Beijosss

      Excluir
  5. Helo! Como é bom ler o que vc escreve...esses dias vc escreveu sobre o abraço, eu amei!! Eu adoro abraçar e descobri o motivo...ahahaha. Bjs e muito feliz com a sua "alta"!!

    ResponderExcluir
  6. oii helo,Bom como você me disse a um tempo atrás, agora estou tentando fugir da tristeza, mudar o foco né. Então além de ler seu blog todos os dias que acordo, também tento fazer meus exercícios diários que me deixam com a adrenalina a mil, procuro diariamente rezar pois a fé é que está me ajudando muito, amo bater perninha, sair pra passear conhecer tudo. Ah! realmente comer é uma fuga, principalmente pra mim, eu como muito quando estou triste, ansiosa, então na verdade isso não é uma boa coisa kkkk nessas horas não né! Mas confesso que aqui na china eu e meu marido saímos pra jantar e comer algo diferente que não seja o normal do dia dia, pois gosto de conhecer outros tipos de culinárias, mas aí é diferente, estou conhecendo outras culturas né? Sabe Helo,estou conseguindo por uma pitada de coisas boas que me fazem sentir bem, mas o que realmente eu estou AMANDO, é pintar, na verdade sempre pintei desde pequena, porém fiquei muito tempo parada, sem se quer comprar uma tinta nova, um pincel, parei de dedicar a isso, pois achava que isso não ia me sustentar financeiramente falando, e fui fazer pedagogia e comecei trabalhar no ramo, mas não era a mesma coisa sabe, sempre fiquei indecisa do que fazer na vida, eu amo crianças, ainda mais onde eu trabalhava que era uma creche, lá além de ensinar eu me doava completamente aquelas criancinhas carentes, mas ainda falta alguma coisa, eu gosto de tantas coisas rss, que isso mexe comigo até hoje, e um dia irei fazer rss,ex: gastronomia, artes plásticas, design de interiores! Enfim, voltando no assunto... aí batendo perninha pela China achei um lugar maravilhoso com todos materiais pra pintura, desde cavalete, tinta, pincéis, espatulas, aí pensei "agora é a hora",voltei a pintar, recomecei algo que estava adormecido em mim, depois se você quiser dar uma olhadinha no blog eu coloquei a foto do quadro terminei essa semana. E isso esta fazendo um bem tão grande, nem sei te explicar. Bom é isso Helo nada melhor e tão prazeroso do que fazer o que a gente ama né? bjinhoss linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!!!!!!!! Quero ver essas pinturas, vou entrar no blog!
      Aproveita esse tempo para fazer essas coisas que vc gosta, afinal... quem tem esse privilégio, não é? Esse é o lado positivo!!!!
      Fiquei feliz com essas boas notícias hehehe!
      Beijossss

      Excluir
  7. Oi Helô, sempre trazendo a tona assuntos que fazem a gente refletir, como a importância de se colocar em primeiro lugar, ou seja, muitas pessoas acreditam que quando nos colocamos em primeiro lugar, somos egoístas, mas para tudo se tem um limite, para poder ajudar outras pessoas vc realmente precisa estar bem, para amar alguém, vc precisa primeiro se amar, e é bem interessante o que falou sobre o copo cheio. Precisamos valorizar mais a vida e apreciá-la como uma preciosidade e afinal, somos cada um responsáveis pelo que fazemos dela. Não é mesmo?
    Adorei mais este post, valeu a reflexão. Bjs e vou preparar minha lista!!! rsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. Gente que mensagem linda!! Só de lê senti algo bom dentro de mim e olha que estava chateada por uma bobagem e ao ler o post tudo passou senti algo bom, tbm pratico Hatha yoga e é praticando que me sinto totalmente plena e feliz :D Já amei seu blog sem nem ter lido tudo! Bjs

    ResponderExcluir