domingo, 10 de junho de 2012

O quis dizer com "varrer para baixo do tapete"

O texto que escrevi ontem gerou alguns comentários e... novas reflexões! 
Primeiro, acho importante dizer que as coisas que escrevo geralmente não são nem verdades absolutas nem perguntas que tenham respostas. Pelo contrário, são reflexões mesmo, coisas para pensarmos. Geralmente as "respostas" vão mudando de acordo com as situações que a pessoa vive, que eu vivo... Penso que o que eu acho certo hoje pode estar errado amanhã, dependendo do contexto. Por isso o equilíbrio é tão difícil. 
Escrevi no post de ontem que algumas vezes "varri para baixo do tapete" alguns sofrimentos. Não quis dizer que era insensível, que não me preocupava com os outros. Na verdade, já passei por uma época em que me preocupei demais e sofri demais, então resolvi que problemas que não eram meus não deveriam ser sofridos com tanta intensidade e foi isso que quis dizer. Quis dizer que, se posso fazer alguma coisa, eu faço. Se não posso, devo simplesmente colocar nas mãos de Deus e pronto, como eu fiz com o meu próprio sofrimento, não foi? Eu fiz isso com a minha doença, coloquei nas mãos de Deus e parei de me preocupar. Por que fazer isso com os outros seria insensibilidade e não fé? Da mesma maneira, já vi pessoas chorando horrores pelos outros na frente de todo mundo, como que proclamando "vejam como eu me importo, vejam como sou bom!" e, virando as costas, não fazem nada para mudar a situação. Mais uma vez, temos que rever nossos conceitos. Nem sempre quem parece se importar mais é realmente quem mais se importa. 
Outra coisa que acho importante dizer é que quando escrevemos, estamos sujeitos a más interpretações. Sempre fico muito atenta a isso e procuro desfazer possíveis desentendimentos no próprio texto. Dessa vez não fiz isso. Por isso, desfaço aqui: eu sempre me preocupei com o próximo. Acho que isso fica claro pelo que já deu para conhecer de mim até agora. Mas eu conseguia deixar o sofrimento dos outros mais nas mãos de Deus, como fiz com o meu próprio no momento em que mais precisei. Hoje, estou com problemas para fazer isso. Ando sofrendo mais pelos problemas dos outros do que pelos meus e não acredito que esse seja o equilíbrio. Se minha fé para mim é tão grande, por que não para os outros? É o que o Padre Paulo disse no texto dele, do "Abandono nas mãos de Deus". Talvez, perdermos menos tempo sofrendo e mais tempo fazendo alguma coisa que esteja próxima de nós (como pela própria família ou fazendo o bem através do próprio trabalho ou mesmo rezando) seja mais importante e mais útil. Gostaria de saber o que pensam a respeito disso, mandem comentários! Boa semana! 

10 comentários:

  1. Na verdade Helô, vai da pessoa querer compreender ou não,pois pelo pouco que te conheço e olha só, pouco mesmo, nunca nos falamos, é só pelo blog, mostra-se uma pessoa do bem, atenciosa, prestativa e preocupada com o próximo, portanto eu entendi completamente o que vc quis dizer sobre varrer para de baixo do tapete. De forma alguma em sua escrita vc mostrou não se importar com certa situação, simplesmente você deu um exemplo que nem tudo na vida a gente consegue dominar, temos que as vezes fechar os olhos, passar uma borracha, ou como você disse, varrer para de baixo do tapete, deixando que o tempo resolva por si só, colocar nas mãos de Deus, sem neuras e preocupações.
    Forte abraço querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris!!! Na verdade ninguém me chamou de insensível não hehehe, eu mesma fiquei pensando nisso, sabe? Como eu disse, uma nova reflexão!
      Beijossss

      Excluir
    2. Ahhhhh então tá flor, kkkkkk pensei que alguém tinha falado algo pra vc,já estava ficando braba!!!! rsss
      beijoss

      Excluir
  2. Ahhh vou comentar mesmo hahaha! Gostei do seu post... com 48 anos de idade ainda vivo procurando meu equilibrio... acho q isto será " eterno " Já sofri muito pelos outros mas descobri que nao adianta.. o negocio é orar pela pessoa pois muitas vezes queremos ajudar de uma maneira, aconselhando e nos colocam como " intrometida " pois cada pessoa tem um jeito de ser!.. então deixei Deus agir em tudo.. entreguei tudo na mão dele. É fácil ver a pessoa que vc gosta sofrer? Lógico que não.. ficamos mal e quebrados por dentro.. mas se formos ajudar muitas vezes na atitude a " luta " que era daquela pessoa vem prá nos e qdo esta pessoa vai mudar? Nunca..... Fiquei 7 anos da minha vida no deserto! Hoje descobri que o que temos que passar, só nós podemos sim e com isto " crescemos " como pessoas! Isto é amadurecimento.. A fé + a atitude de uma pessoa muda tudo na vida Helo! Não eh que devemos deixar de lado a pessoa mas podemos sim ajudá-los de muitas formas... temos que procurar este " equilíbrio" para cada acontecimento e pessoa..difícil? e como! Pois lidar com o ser humano não é fácil! Somos muitas vezes interpretados de forma incorreta! Mas o negócio é pensar... pensar .. pensar mais um pouco.. antes de agir! É o que aprendi da vida! Ahhh e continuo aprendendo cada dia mais! Bjs no seu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo o que vc escreveu, concordo! Temos que buscar esse equilíbrio para cada pessoa e cada situação! Obrigada pelo comentário!!!!
      Bjssss, boa semana!!!

      Excluir
  3. Gente, esse post não foi resposta para ninguém, não, viu? Ninguém me chamou de insensível em nenhum comentário. Como eu disse, os comentários só me fizeram pensar no que eu mesma quis dizer com a expressão que usei, me levaram a uma nova reflexão! De verdade, não achei que ninguém me chamou de insensível, não rsrsrsrs....
    Beijos a todas! Boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Heloisa,
    Vc é uma linda, uma pessoa do bem, merece toda felicidade pq vc busca isso e trabalha isso em vc, seja ajudando os outros, rezando e refletindo a respeito da vida, cuidando de vc. Não precisa ficar se explicando. Acompanho seu blog, é muito legal. Beijos - Daniela Poli / Joinville SC

    ResponderExcluir
  5. Olá Heloisa,

    Concordo com tudo que foi dito por vc, a vida não é fácil e se levarmos tudo tão a ferro e fogo enloquecemos! Certas magoas, decepções devemos sim colocar onde não tenhamos que relembrar. Claro que de tudo tiramos uma lição...vc mais que ninguém deve saber disso!! Eu já me livrei de tantas coisas, não por ser fraca ou por ter medo, apenas agi da forma que me era conveniente para o momento, isso tbm não significa que não pensei em mais ninguém. A vida é algo divino e deve ser escrito como um diário nem sempre como um livro aberto a todos. Grande bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, às vezes temos que fazer isso, até como forma de proteção...
      Obrigada!!!
      Bjsss

      Excluir