quarta-feira, 13 de junho de 2012

A complexa medicina...

Esses dias recebi um email de uma pessoa que me contou que, por descaso médico, demorou a descobrir um câncer de mama. Quando descobriu, já estava com metástases. Além de ter demorado a descobrir, ainda alimentou o câncer com hormônios para engravidar. Os mesmos médicos que prescreveram esses hormônios não pediram sequer uma mamografia. Também ouvi várias reclamações de médicos na rede pública. E tenho que dizer: no meu caminho até o diagnóstico, também passei por diversos "erros" médicos. Uma ortopedista que viu minhas radiografias de tórax e "não reparou" que um pulmão estava de uma cor e o outro, de outra (traduzindo: algo estava errado por lá, como foi confirmado depois). Um vascular que não viu a mesma coisa. O mesmo vascular que viu um exame indicador de câncer alteradíssimo e me mandou para casa sem investigar e sem falar sobre esse exame para mim e para o Marcelo, falando apenas para a minha mãe. 
Nos quase 40 dias em que fiquei internada até descobrir o linfoma, o que eu pensava era: "A gente acha que vai ficar doente, vai ao médico, ele vai descobrir o que a gente tem, dar um remédio e tudo vai ficar bem. Mas não é bem assim..." Descobri que a medicina é muito mais complexa do que a gente supõe... e o corpo humano também! No meu caso, por exemplo, eu não tive nenhum sintoma de linfoma: gânglios inchados, febre, suores noturnos, emagrecimento sem explicação, entre outros. Não sentia nada. Realmente o diagnóstico foi difícil, mas algumas "escorregadas" médicas foram nada mais nada menos que chocantes. E eu não estava sendo tratada na rede pública, ou seja, qualquer pessoa que precisa de cuidados médicos está sujeita a erros graves. 
Mesmo que os médicos sejam bons e cuidadosos, às vezes a diferença entre organismos, a falta de sintomas e/ou a multiplicidade de possibilidades não permitem um diagnóstico correto tão cedo quanto desejamos e precisamos. No meu caso, uma coisa que ajudou foi a minha intuição e a consciência corporal. Também sempre leio os resultados dos meus exames, pesquiso, pergunto, procuro correlações... E, se acho que alguma coisa não está bem, investigo. Se fico em dúvida sobre o que um médico disse, procuro outro. Alguns desaconselham as pesquisas na internet, mas se lermos com critério, elas podem ajudar sim. Informação nunca é demais! Só precisamos saber onde pesquisar e depois levar a um médico para que ele avalie de acordo com as suas peculiaridades, outros exames etc. 
Descobri que médicos não são donos da verdade e que muitas vezes precisamos "ajudá-los", detalhando o que sentimos, falando de exames anteriores, hábitos de vida e às vezes até sugerindo certos exames, se aquilo está nos incomodando. Claro, precisamos ter bom senso e não sair por aí exigindo exames a torto e a direito, mas é importante ouvirmos nossa intuição. 
Já que a medicina atual 'é o que a gente tem pra hoje', vamos nos envolver!!! E, se o seu médico não ouvir suas preocupações, bye, bye... ele não vale a pena!


(Pesquisando meus exames antes de entrar na consulta! O cabelo ainda era o meu!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

8 comentários:

  1. O meu dignóstico tb foi um tanto demorado, e tb foi tudo por pura insistência minha com exames, já que os 'normais' não apontavam nada, mas conheço meu corpo!
    Falando em exames, quando é seu pet? Ansiosa? Amanhã faço minha última quimio! Mais uma etapa, depois vem a radio! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando a gente sente que alguma coisa está errada, normalmente está!!!!! Isso é o que quero dizer com intuição!
      Meu PET é segunda que vem, estou um pouco ansiosa sim... Nossa, última quimio é mto bom, melhor ainda quando passam todos os efeitos colaterais dela rsrsrsr!!!!! Chegando!!!!!!
      Bjsss

      Excluir
  2. É muito bom ver como você comenta os assuntos de maneira clara e humana. Entender que a medicina e os médicos não são seres infalíveis e que é preciso "ajudá-los", como você bem diz é importante. Explicar melhor o que se sente, insistir em como seu corpo se comporta são fatos necessários para um bom diagnóstico. Gostei muito de seu artigo e da forma como você se coloca,Helô.
    Beijinhos e parabéns
    Marcia sartorelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a gente que tem médico na família sabe como o lado deles também não é fácil, né? Temos que nos envolver!!!
      Que bom que vc gostou!
      Bjsss

      Excluir
  3. saudades meu anjo!!! Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Heloísa.

    Seu blog é excelente. Eu e a Fefe (Rafaela) sempre acompanhamos.
    Quando eu fui chefe de uma unidade de saúde, aqui em Curitiba, lembro que uma paciente, que não era usuária frequente do SUS, pois possuía convênio médico, procurou a US durante uma Campanha de Preventivo de Câncer de Colo de Útero. Pouco antes da coleta do material, a enfermeira fez um exame em suas mamas e descobriu um nódulo suspeito. Depois disso, a paciente foi atendida pela Ginecologista da US, na semana seguinte, e foi agendada uma Mamografia. Não lembro bem se o resultado foi Birads 6 direto, ou se foi 5 com confirmação posterior por biópsia. Mas em pouco mais de um mês a paciente já estava tratando o câncer.
    Como eu trabalho há 10 anos na rede pública, pude perceber que há muitos profissionais do SUS que estão entre os melhores, assim como, infelizmente, alguns que estão entre os piores; pois quanto maior a quantidade de profissionais contratados, maior a chance de encontrar maus profissionais. Contudo, posso crer que estes ainda são minoria.
    Como você bem disse, o importante é a atenção dos médicos responsáveis pelo manejo do paciente, tanto na clínica geral, quanto nas outras especialidades, principalmente quando este tem a intuição de que há algo errado.
    Por isso, quando o médico não dá atenção à preocupação, e ao "feeling" do paciente, o melhor a fazer é procurar outro médico.
    Abraço e parabéns pelo blog. Muito bom mesmo.

    Alceu Colnaghi Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou! Penso como vc, o importante é o cuidado dos médicos, principalmente quando existe essa intuição de que algo não vai bem! E tb acredito que existam excelentes profissionais na rede pública, assim como maus profissionais na rede particular... Como em todos os lugares!
      Bj

      Excluir