quinta-feira, 7 de junho de 2012

O valor da fé


Já falei do Padre Paulo aqui, né? Até coloquei um texto dele no post "Por que sou otimista?". Essa semana ele escreveu sobre o valor da fé e uma das duas histórias que ele contou é sobre mim (a moça em tratamento contra um câncer linfático). Só tenho uma correçãozinha que acho que faz diferença: o telefone e a campainha foram concomitantes, exatamente ao mesmo tempo. Realmente, eu interpretei isso como mais um sinal de que não estava sozinha, nunca! No final, ele diz a mesma coisa que eu: o importante é a escolha que fazemos. Segue o texto:

Olá a todos!
Eis a ideia para você refletir ao longo da semana: “O valor da fé”.

Estive pensando recentemente: "quem tem fé vê coisas incríveis". Pensei nisso porque, como sacerdote, ouço histórias verdadeiramente impressionantes, a todo momento. A história que me despertou para escrever esta mensagem foi muito simples, mas me fez enxergar como Deus atua na vida dos homens.
Uma moça jovem que faz tratamento contra um câncer linfático estava na expectativa de receber os resultados da primeira bateria de quimioterapia. De repente a campainha toca. Era o carteiro que viera entregar-lhe algumas correspondências. Ela abriu uma das cartas e viu uma imagem um pouco incomum de Jesus Cristo, pois Ele aparecia sorrindo. Minutos depois, recebeu um telefonema do laboratório informando que 99% de seu câncer havia desaparecido. Antes, além de o câncer estar presente em todos os linfonodos, havia uma massa cancerosa do tamanho de um punho em seu pulmão. Agora, não restava praticamente nada. A moça viu naquela fotografia de Jesus Cristo um sinal de Deus. E ela pensa assim porque está rezando muito, e há muita gente rezando intensamente por ela.
Mesmo que esse não seja um sinal de Deus, mas apenas mera coincidência, quem tem fé, porque reza, pode interpretá-lo como a atuação de Deus em sua vida. Talvez se alguém contasse um fato isolado para nós, poderíamos pôr em dúvida se houve naquela situação a atuação de Deus ou não. Mas quem tem fé, e isso não é possível explicar com simples palavras, vê Deus atuar aqui e ali na sua vida de modo impressionante. Vê verdadeiros "mimos" ou "sinais" de Deus, e sua vida se enche de uma grande alegria, pois se sente como uma criança pequena nos braços amorosos de Deus.
Será que eu vejo sinais de Deus em minha vida? Vejo as coisas incríveis que há nela? Tudo é uma questão de fé, pois Deus existe e o que mais deseja é intervir na nossa vida!
Outro exemplo de como quem tem fé vê coisas incríveis aconteceu com um rapaz um tempo atrás. Ele era estudante de uma faculdade e fazia direção espiritual com um sacerdote amigo. Um dia esse sacerdote lhe disse que era muito bom rezar uma Ave-Maria antes de começar a estudar, pois Nossa Senhora o ajudaria a tornar mais eficaz o seu estudo. Passou o tempo e a verdade é que aquele rapaz se esqueceu do conselho. Certo dia, atrapalhado com a falta de tempo, ficou desesperado ao perceber que faria uma prova no dia seguinte e só teria uma hora para estudar. Nesse momento, como muitos de nós costumamos fazer na hora do aperto, lembrou-se do conselho do sacerdote. Rezou com toda a fé a Ave-Maria e pôs-se a estudar intensamente. Resultado: conseguiu assimilar maravilhosamente e no dia seguinte fez uma prova como não fazia havia muito tempo. Na vez seguinte que esteve com o sacerdote, disse-lhe: "Seu padre, agora entendi o valor de uma Ave-Maria!".
Que bom seria se todos nós descobríssemos o valor de uma Ave-Maria, se descobríssemos o valor da fé! Passaríamos a viver uma vida, como dizia um santo, "com os pés na terra e a cabeça no céu". Teríamos uma vida "em contato com os anjos"!
Nesse sentido, é uma pena quando uma pessoa quer "dar uma de racionalista" e não experimenta a maravilha que é ter fé.
Mas quem deseja ser racionalista pode perceber uma coisa:
- quem tem fé é mais feliz e, como dissemos acima, não é por acaso: reza e vê Deus atuando realmente em sua vida!
- quem é "mais racional" é, inevitavelmente, mais azedo e pessimista!
Escolhamos o que queremos ser!
Façamos o propósito de rezar muito mais, de "arrancar" verdadeiras graças de Deus, e o resultado será inevitável: veremos coisas incríveis acontecer!

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho

****************************************************
Pe. Paulo M. Ramalho - Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.

12 comentários:

  1. Helo, eu já tinha lido este texto antes de postar aqui, me emocionei, e na hora me lembrei de vc! Tinha certeza de q era vc!
    Bom Feriado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Helo.. só tenho a dizer uma coisinha neste seu post... Não sou eu mas Cristo diz - "Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Mc 11.22-24). bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Ah Helô este post sobre o valor da fé é impressionante! Receber a imagem de Jesus e a notícia boa do seu tratamento não pode ser só coincidência, é Deus se manifestando para vc, certamente. Como diz o texto é uma questão de escolha, eu escolhi ter Deus na minha vida e sou muito feliz por esta escolha e qdo leio ou escuto relatos assim como o seu só fazem aumentar a minha fé!
    Bjos,
    Cristina Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Eu também escolhi ter Deus na minha vida e sou feliz por isso!
      Bjsss

      Excluir
  4. que lindo!!!! Deus a abençoe por compartilhar!!!Vamos sim ser felizes, ter fé!beijo Helô,
    Andréa

    ResponderExcluir
  5. Helô minha querida, quão lindo é Deus em nossa vida né, e como a fé remove montanhas, sei que Deus está atuando sempre!
    Você é uma benção de menina, parabéns pelo belíssimo orgulho de levar adiante sempre o nome dele, isso significa que maravilhas ele fez com você, e maravilhas ele fará para outras pessoas!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  6. Helo, quando temos fé e colocamos tudo nas mãos de Deus e também fazemos a nossa parte, as nossas tribulações, angústias, dúvidas e incertezas, ou seja o nosso "fardo" fica mais leve. É o sim a Deus....
    Bjs
    P.S.: Fiquei muito feliz de poder te abraçar e beijar novamente hoje, viu!...

    ResponderExcluir