terça-feira, 29 de maio de 2012

Por que sou otimista?


Ia escrever sobre outra coisa hoje, mas quando li este texto, não pude deixar de pensar: "nossa, ele explicaria com perfeição o que eu disse ontem!". Resolvi colocá-lo no blog. Nunca falei claramente mas acho que vocês já perceberam pelos meus comentários ("fui falar com o Padre", etc) que eu sou católica. Porém, acredito de verdade que todas as religiões que pregam o amor são válidas e ótimas. Acho que o objetivo das religiões é a união das pessoas no amor e não a sua segregação "esse é dessa religião, esse é daquela, aquela é melhor...". O Padre Paulo, que escreveu esse texto, é conselheiro espiritual, conversa com as pessoas que buscam explicações, alento, orientação. Eu sempre converso com ele e acho-o muito sensato. Ele escreve textos toda semana e o dessa semana caiu como uma luva. Não pretendo catequizar ninguém quanto à religião, só pretendo mostrar a idéia. Também não pretendo suscitar uma discussão sobre quem concorda ou não em termos de números e idéias fundamentais. Só pretendo explicar que acredito (de verdade) que quando deixamos as coisas nas mãos de Deus vivemos mais tranquilos e felizes! Aqui vai:

Olá! Eis a idéia para vocês refletirem ao longo da semana: “O abandono nas mãos de Deus”.

Ao atender as pessoas, vejo quanto elas vivem tensas e ansiosas. Pode-se dizer que a tensão nervosa é uma das maiores doenças do mundo moderno. Muitas pessoas:
- vivem com a coluna toda rija;
- não conseguem dormir direito;
- estão sempre com dor de cabeça;
- procuram todo tipo de relaxamento e não conseguem relaxar.

O que eu diria a essas pessoas? Diria a elas que vivem assim porque não ouviram falar sobre um dos pilares da vida espiritual que é o "abandono nas mãos de Deus", ou já ouviram falar dele, mas ainda não aprenderam a interiorizar seu significado. De fato, o abandono nas mãos de Deus é uma das verdades mais fundamentais do cristianismo! E qual é essa verdade? Que Deus é Pai e, justamente porque é Pai, está do nosso lado para resolver todos os problemas da nossa vida. Mais ainda: nós não existiríamos se Ele não nos tivesse criado; os problemas da nossa vida não existiriam se Ele não os quisesse (e podem desaparecer a hora que Ele quiser). Mas Ele os quer porque, tendo de lidar com eles, nós amadurecemos humana e espiritualmente. Deus nos diz (e isso é importantíssimo): "A sua parte para solucioná-los é apenas uma pequena parte, diria uns 10%; da outra parte, os 90% restantes, sou eu que tomo conta". Deus nos diz: "Faça a sua parte, os 10%, que eu faço o resto, os 90%".

Vendo de outra forma, Deus nos diz: "Você já reparou que, diante dos teus problemas, você tem controle apenas de uma pequena parte? Por exemplo, você não tem o controle do futuro, não tem o controle da sua saúde, não tem o controle da liberdade dos seus filhos, porque eles são livres, você não tem o controle do que o seu chefe pode fazer amanhã com você, não tem o controle do mercado financeiro, ele pode se voltar contra você a qualquer momento etc., etc. Sobre tudo isso você pode fazer algo, pode controlar algo como 10%. Mas do resto, os outros 90%, deixe que eu tomo conta. Eu sou seu Pai, eu cuido de você. Eu sou o principal interessado na sua felicidade".

Nesse sentido, qual é o erro em que muitas pessoas incorrem? Eu diria que são dois:
- querer controlar tudo; e isso é simplesmente impossível para nós, seres humanos; como acabamos de ver, não controlamos quase nada! Como diz um velho refrão africano, "por que hás de levar o mundo nas costas se o mundo não te pertence?". E diríamos com toda a paz: pertence a Deus!
- não confiar em Deus; não confiar que Ele nos ama, que está do nosso lado e é o principal interessado em nossa felicidade. Não confiar que os problemas só existem porque Ele os confiou a nós; e não por uma brincadeira sádica, mas como bom Pai, que quer nos ver crescer diante das dificuldades.

As pessoas me perguntam: então qual é a minha parte? Eu respondo: a sua parte é lançar mão de todos os meios para resolver os problemas, até antes do limite em que se começa a perder a paz. Esta é a nossa parte e não mais do que isto! Se começo a perder a paz é sinal de que estou indo além deste limite, é sinal de que já estou fazendo mais do que aquilo que me compete, mais do que os 10%.

Um parâmetro importantíssimo: Deus jamais quer que percamos a paz! Se eu perco a paz é porque já estou querendo controlar coisas além do que me cabe. Este é o abandono: ocuparmo-nos dos nossos deveres e não nos (pre) ocuparmos com eles. Administrar problemas, muitos problemas, ter pressões de todos os lados, mas estando sempre serenos, abandonados. Para terminar, sugiro uma frase para exercitar o abandono todas as vezes que começarmos a perder a paz: "Senhor, em tuas mãos abandono o presente, o passado e o futuro, o pequeno e o grande, o temporal e o eterno. Assim seja, assim seja!".

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho **************************************************************
Pe. Paulo M. Ramalho - Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (InstitutoInternacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.



27 comentários:

  1. NOSSA QUE LINDO MESMO...SEMPRE LEIO O QUE POSTA MAS ISSO REALMENTE É DE TIRAR O FOLEGO...OBRIGADA PELAS LINDAS PALAVRAS...
    E SEJA SEMPRE FORTE E CORAJOSA...BJKKSSSS...LINDO DIA...FICA COM DEUS..♥

    ResponderExcluir
  2. Heloisa,
    eu conheci seu blog através da Érica Giuliano, sempre tento ler as atualizações, pois a cada dia é um exemplo de lição. Parabens pela sua vitória a cada dia!!! Amei essa mensagem de hoje em especial.
    Fica com Deus,
    Thaís

    ResponderExcluir
  3. Você me deu a resposta que precisa, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Helô,
    sábia decisão em compartilhar aqui o texto do Pe.Paulo M.Ramalho. Eu não o conheço, embora a Bellita já havia falado nele. Mas, já foi possível ver o quanto profundo é. De fato, não é nada fácil nos abandonar em Deus, é como um exercício: exige prática, perseverança e disciplina, não é?
    Beijos,
    Adri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não é fácil, exige tudo isso que você falou! Mas compensa, né?
      Beijosssssss

      Excluir
  5. Excelente o texto. O Padre realmente é uma pessoa espiritualmente preparada! É tão bom ler coisas que edificam nossa vida!!! bjs Helo querida!
    Vc tb tem seu lado espiritual bem preparado viu!!!

    ResponderExcluir
  6. Amém!
    Lindo o que ele disse, e realmente é a pura verdade...
    Vou colocar em minhas orações diária Helô!
    Beijão
    "Senhor, em tuas mãos abandono o presente, o passado e o futuro, o pequeno e o grande, o temporal e o eterno. Assim seja, assim seja!".!!

    ResponderExcluir
  7. Amem obrigada senhor Jesus...

    ResponderExcluir
  8. Show esse texto! Sou cristã, mas acredito no abandono dos problemas nas mãos de Deus. E o que o nosso pai mais quer é que a gente se ame, acima de qualquer religião. Parabens padre pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Deus quer que a gente se ame, se respeite, se trate bem...
      Beijossss

      Excluir
  9. Realmente muito lindo e profundo esta mensagem, que é o fundamento de todas as religiões sinceras. Um religioso como o padre Paulo me aproxima de Deus e me apazigua com a católica. Que mais, como ele, sigam este caminho aberto e moderno de se mostrar, humanamente e espiritualmente. Obrigada, Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o que você escreveu, Graça! É isso mesmo!
      Obrigada pela mensagem!
      Bjss
      Helô

      Excluir
  10. Oi Helô,acompanho seu blog há muito tempo,mas nunca tinha comentado.Adoro como ve escreve ,sua maturidade face as dificuldades q aparecem,sua beleza exterior e principalmente interior.Creia vc faz a diferença.Gostei demais do texto do post,obrigada por dividir conosco mensagem tão bonita.Abraços Leila Chacon/Natal-RN

    ResponderExcluir
  11. este texto e resposta de Deus para mim hj!bencao!

    ResponderExcluir
  12. Eu cheguei ao seu blog hoje por acaso, na verdade, não lembro como, e me deparo logo com este texto, com certeza é Deus falando comigo através de você. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Oii Helô, acabei de ler o outro post de hoje, com o texto do Pe.Paulo e já corri aqui pra ler este tb!rs...Nossa, Providencial!Obrigada querida!Deus te ilumine!bjjj
    Andréa

    ResponderExcluir