terça-feira, 15 de maio de 2012

Como fazer as unhas quando não se pode fazê-las

Quando coloquei meu vídeo sobre maquiagem, me perguntaram como eu fazia as unhas. É que os médicos geralmente recomendam não fazer as unhas durante a quimioterapia.  Não é muito recomendável ir ao salão (cheio) e muito menos usar alicates e outros instrumentos que não sejam seus. Também tem o risco de se cortar tirando a cutícula e isso aumenta o risco de infecções. Mas dá para dar um jeitinho sim! Vou contar como eu faço!!!
Todos os dias no banho eu passo uma escovinha de unhas nas mãos e nos pés. Ela diminui bastante aquela cutícula fininha que nasce grudada nas unhas... Também passo um hidratatnte de cutículas e fortalecedor de unhas da Granado que ajuda bastante! Me falaram que o removedor de cutículas da Avon é bom também, mas nunca usei, preciso testar. 
Mantenho as unhas sempre lixadas e cortadas (eu mesma faço isso) e se alguma pelinha levanta, eu tiro com o meu próprio alicate. Mas não tiro as cutículas e, aliás, ninguém deveria tirá-las: é uma porta de entrada para infecções! E antes de usar os meus alicates pela primeira vez após o diagnóstico, passei álcool e lavei com água fervente.
Fico bastante tempo sem esmalte e talvez isso seja um dos motivos pelos quais minhas unhas nunca cresceram tanto e tão fortes! Outro motivo é que saio menos de casa, mexo menos na bolsa, dirijo menos... rsrsrsrsr... O fato é que elas nunca estiveram tão compridas!!!
Quanto aos esmaltes, de vez em quando eu mesma passo e de vez em quando eu chamo uma manicure para vir em casa (em Piracicaba, já que em São Paulo eu não conheço nenhuma). Nesse caso, se for fazer alguma coisa além de pintar (como lixar), é sempre com os meus próprios instrumentos e nunca tirando a cutícula! 


E o alicate só meu, com o meu nome gravado (eles gravam quando a gente manda afiar!)


Espero que tenha ajudado em alguma coisa! E se tiverem sugestões, é só mandar!!! 

9 comentários:

  1. Você e suas alternativas para se sair, sempre, muito bem das adversidades...um exemplo para todos!!! Adoro essa sua alegria, simplicidade e serenidade!! Fica com Deus!!
    Estamos muito perto do fim!!! Força!
    Bjinhus
    Déia (nutri)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, sempre dando um jeitinho!!!!
      Obrigada pelo carinho de sempre Déia!!!!
      Muito perto do fim!!!!!!
      Beijossss

      Excluir
    2. Agora sim, a verdadeira contagem regressiva!!!! :)

      Excluir
  2. Há mais de 1 que não vou a manicure, devido elas tirarem muito a cutícula. Aqui na Alemanha descobri produtos fantásticos para redução e hidratação da cutícula. Tneho usado, e só uso o alicate nos cantinhos. Tenho gostado muito e tem sido um hobby nos últimos tempos devido a recomendação médica para colorir as unhas. Eu tenho feito minha 1x/semana. Se você queiser, posso mandar uns produtos pra você, me mande seu endereço. Bjks, Roseane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu faço tb!!! Alicate só nos cantinhos! Quanto menos tiramos a cutícula, mais fininha ela vai ficando, né? Na Alemanha tem produtos fantásticos, aqui no Brasil eles estão chegando também! (atrasadinhos mas chegam kkkk)
      Que recomendação médica é essa de colorir as unhas???? Adorei!
      Querida, eu ia amar (claro) se vc me mandasse, mas não precisa se preocupar não!!!!!!!
      Beijossssss

      Excluir
  3. Oi Heloísa, moro em Piracicaba e acompanhou o seu blog desde a reportagem no jornal. Tive um melanoma a 1 ano atras, com metastases na cervical e axila direita, o que me rendeu varias cirurgias e a impossibilidade de tirar a cutícula. E quer saber? nao to nem aí! Faço as unhas na Zale, na Saldanha Marinho e as meninas ficam doidas! Passo o esmalte por cima da cutícula mesmo! Meu tratamento tambem foi em Sao Paulo, no hospital Sao Jose, e amanha to indo pra lá levar os meus exames de controle, quebra as a Deus e contrariando a todos os prognósticos estão ótimos! Tudo posso Naquele que me fortalece. Celebre muito o fim do seu tratamento. Fica com Deus
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Td bem??? E como foi nos exames?
      Sobre as cutículas, parece que quanto menos tiramos, menos nasce, não é?? Vc já experimentou esse creminho que eu uso?? Eu adoro!
      Beijoss, obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. Oi Heloísa, to muito feliz por vc, sei como e grande o alivio quando tudo acaba. Quando meu médico me ligou falando que tinha acabado a quimioterapia passei a tarde inteira ligando pra todo mundo pra contar.
      A cutícula diminui um pouco, mas fazendo as unhas toda semana fica tudo em ordem. Ainda no saldo final do cancer sobráramos 8 quilos a mais, muitas cicatrizes grandes e visíveis, mas isso me incomoda muito pouco e tudo e questão de tempo pra se resolver. Já o cabelo... E difícil demais! Fiz a Bioquimioterapia, o cabelo nao cai de uma vez mas cai por muitos meses depois que tudo acaba e demorou pra voltar a crescer. Hoje o cabelo já esta normal, mas eu ate já sonhei com o meu cabelao.
      Os meus exames estão ótimos, agora só volto a pensar neles em agosto.
      To muito feliz por vc, e quanto aos seus exames, nem preciso te falar, o seu astral e ótimo, deixa pra pensar neles só daqui a um mês!
      Fica com Deus, bus
      Lu

      Excluir
    3. Nossa, vc acredita que em todos os meus sonhos até hoje o cabelão ainda está lá??? Não consigo sonhar comigo careca!!!!!! kkkkkk
      Que bom que seus exames estão ótimos! Os meus vão estar também!!!!!!! rsrsrsr
      Beijossss bom domingo!

      Excluir