domingo, 27 de maio de 2012

Trocas alimentares espertas!

Hoje vou falar um pouquinho das minhas escolhas alimentares. Sempre comento que procuro me alimentar de uma maneira saudável, então vou contar o que isso significa. Mudanças alimentares não são feitas da noite para o dia. Aliás, em geral, tentar fazer isso radicalmente gera tanta ansiedade que acaba arruinando tudo. Particularmente, acho melhor que as mudanças sejam introduzidas aos poucos e de preferência com o apoio de um nutricionista. Como "usar" um nutricionista? Muita gente vai uma vez e depois desiste a abandona tudo. Minha experiência diz que se você for a um nutricionista uma vez a cada uns dois ou três meses, por um ano, aprenderá a comer direito, fazendo as melhores escolhas. Acho importante ir várias vezes porque só assim você vai adequar a dieta às suas reais necessidades, mudanças de rotina (acordar mais cedo ou mais tarde, mudar o horário da academia, começar um curso à noite...), preferências alimentares... E, então, vai aprender a fazer as mudanças e escolhas por conta própria. Claro, essas idas frequentes a um nutricionista custam um pouco, mas melhor do que ficar pagando tratamentos estéticos, lipoaspirações, médicos (já que a má alimentação causa doenças), dietas "milagrosas", entre outros gastos que no longo prazo você vai economizar. Além disso, pagar pelo próprio bem estar é válido, não? Juro que nenhum nutricionista me pagou para dizer isso kkkkkkk, estou só dividindo minha experiência. Vou contar as trocas que fui fazendo ao longo dos anos... hoje tudo isso é um grande prazer para mim e nenhum sacrifício! 

  • Evito refrigerantes (normais e diet) e sucos e chás industrializados. Prefiro água, sucos naturais, água de côco, água com limão, suco de uva integral sem adição de açúcar ou adoçante e chás naturais ou de saquinho (assim evito os produtos químicos e excesso de açúcar). Vontade de alguma bebida gasosa? Água com gás e limão! 
  • Evito colocar açúcar ou adoçante em chás, sucos e cafés. Diminuí aos poucos até achar que fica muito doce se colocar açúcar ou adoçante. Até café com leite eu tomo sem nada! 
  • Prefiro o adoçante à base de sucralose, mais natural. Poderia ser stevia (acho meio ruim) ou agave (nunca experimentei). Às vezes uso mel, mas também evito (é mais natural que açúcar refinado, mas é um açúcar).
  • Em casa, 99,9% das vezes o pão é integral. Fui experimentando todos que existem no mercado até achar os que eu mais gosto. Alguns são ruins mesmo, mas não desista. Alguns são deliciosos, melhores que o pão branco! O que eu mais gosto é o de quinua com castanha do pará da Wickbold. Adoro!!! Mas de vez em quando eu como pão branco sem culpa, já que na minha família nem todos se converteram ao integral hehehehe... Imagina que eu não vou comer o pão caseiro da minha mãe ou da Dona Regina!!!!! Rsrsrsrs... Ah! Antes de comprar eu dou uma olhada nos ingredientes: quanto menos ingredientes artificiais, melhor. Além disso, os ingredientes são citados em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o de maior quantidade, o segundo vem depois e assim por diante. Às vezes a gente compra "pão integral",  mas tem mais farinha branca do que integral! 
  • Quando eu vou fazer macarrão só para o Marcelo e eu, prefiro o integral. O mesmo vale para o arroz. 
  • Troquei os iogurtes normais, cheios de açúcar (ou adoçante), corantes e conservantes pelo natural. Às vezes coloco adoçante (sucralose) ou mel, às vezes bato com alguma fruta ou como com fruta picada e um pouco de granola. Aliás, cuidado com as granolas!!! De novo, olhe os ingredientes na embalagem. Muitas delas têm montes de açúcar e flocos de arroz (que não são tão  saudáveis). O melhor são as que não levam açúcar nem adoçante e têm ingredientes realmente naturais, como aveia, castanhas, pedacinhos de frutas... O mesmo vale para barrinhas de cereais: a maioria hoje em dia é lotada de açúcar e ingredientes que nem são saudáveis. 
  • Álcool: só tomo vinho, de preferência o tinto, e intercalo com água (assim bebe-se menos e evita-se a desidratação que o álcool provoca).
  • Tempero as saladas com temperos caseiros: os comprados prontos são cheios de sódio e químicos. Também evito sopas industrializadas pelo mesmo motivo. 
Acabei escrevendo demais e ainda nem disse tudo!!! Rsrsrsrs... Melhor ficar para a próxima, acho que o mais importante eu já disse! Boa sorte, bom domingo!


7 comentários:

  1. Excelente post! Como nutricionista, fiquei na maior pavulagem! :)

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, Helô... faz propaganda!!!! hehe
    Concordo com você! Acho importantíssimo a pessoa se conscientizar sobre a necessidade das mudanças dos hábitos alimentares, mas é fundamental não ser radical, afinal a alimentação é fonte de prazer e reunião/socialização com as pessoas... então, em vários momentos nem todas as coisas são 100% saudáveis, certo!?
    O melhor mesmo é procurar um nutricionista para auxiliar nas melhores escolhas e para aprender a fazer trocas, sem deixar o sabor e o prazer de lado!!
    A individualização do atendimento é fundamental, pois cada pessoa tem suas preferências e particularidades em relação à saúde.
    Enfim, você é um ótimo exemplo da nossa atuação!!! :) Paciente exemplar!!!! hehehe
    Bjinhus e continue assim... seu corpo agradece!!!!
    e nós nutris também! hahahah
    Déia (nutri)

    ResponderExcluir
  3. kkkk, gostaram, né nutris??? Aprendi direitinho as lições????
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Ní Hao Helô!!
    Posso te dizer que eu fiz uma boa troca alimentar tbm. Minha vida inteira fiz dieta, assim das mais doidas possiveis e nada adiantava (rs), tenho uma tendência de engordar muito fácil. Então resolvi frequentar uma nutricionista aí no Brasil, e meu metabolismo é hiper lento, então agora consumo muito chá verde, chá de gengibre, comer a cada 3 horas, pois ajuda acelerar o metabolismo. Tento ingerir o carboidrato antes dos exercícios, e depois consumo a proteína,porque ajuda a queimar a massa gorda, ingiro mais as comidas a base de integral para funcionar o intestino, evito tbm o açúcar, e olha está dando certo, fiz uma mudança de hábito total, mas confesso que nos finais de semana eu dou uma escapadinha, adoro uma massa rss!
    Olha, excelente dicas helô, ainda bem que vc contou seus segredinhos rss, por isso que é tão bela !!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, obrigada!!! Depois que a gente acostuma fica fácil e a recompensa é boa, não???
      Bjsssss

      Excluir
  5. Eu tô adorando esses posts Helô...ja estava pensando em procurar uma Nutricionista, depois desse post vc me convenceu!!! rsrsrs
    Grande beijooo
    Andréa Wartha

    ResponderExcluir