terça-feira, 22 de maio de 2012

O controle da mente

Sempre me perguntam como eu faço para manter o astral lá em cima e não ficar pensando negativo... Uma coisa que minha mãe diz é verdade: quem não está se sentindo fisicamente bem não consegue ficar alto astral o tempo todo; uma coisa puxa a outra. Por isso temos que cuidar do corpo também se quisermos estar bem mentalmente. Mas vamos às dicas... 
O controle da mente não é algo que se consiga do dia para a noite: é uma decisão. É um passinho depois do outro. É persistência. É fé. É saber ir pelo caminho errado, respirar fundo, dar meia volta e recomeçar. Mudanças de hábitos mentais levam tempo, dedicação e determinação. É preciso saber o que quer: eu quero ser uma pessoa que pensa positivo, que foca na solução e não nos problemas, que as pessoas têm prazer (e não desgosto) em ter por perto. É isso que você quer? É o primeiro passo e já é mais da metade do caminho. Ter consciência de quem se quer ser é uma dádiva! 
A partir daí, é preciso saber que vai enfrentar muitos obstáculos: preguiça, resistência das pessoas ao seu redor, desconfiança... As pessoas mais próximas vão te puxar para baixo, sem querer: "Ué, você falando assim? Até parece!" ou "a Heloísa, sempre mau humorada!" ao seu primeiro sinal de irritação. Não desista, você sabe dos seus objetivos secretos. Dependendo da pessoa, vale a pena responder: "Estou tentando mudar e você poderia me ajudar ao invés de criticar". Dependendo, é melhor ficar quieta e respirar fundo, manter seu objetivo em segredo: a jornada é sua, a responsabilidade é sua. E é importante saber que a sua mudança, pelo exemplo, pode provocar mudanças muito mais profundas nos outros do que horas de "lição de moral". Mas isso leva tempo, anos talvez! E também, desculpe desanimar, talvez nunca aconteça: algumas pessoas simplesmente têm sua própria estrada para aprender e não vão mudar. Isso já foi até assunto de um post antigo meu: eu acho uma grande libertação o entendimento de que as pessoas não têm que mudar para atender às suas expectativas; deixá-las serem quem são e como são é um grande sinal de amor, respeito e maturidade. 
Voltando ao controle da mente... É importante saber que você manda na sua mente e não o contrário. Você tem o poder de direcioná-la! Pode soar como novidade para alguns, mas essa é a verdade: é você quem manda na sua mente. Preste atenção aos seus pensamentos, perceba que eles mudam até o ritmo da sua respiração e também estão intimamente relacionados aos seus sentimentos. Toda vez que começar a ter pensamentos negativos, ansiedades desnecessárias (quando não se tem controle sobre o que vai acontecer), toda vez que se perceber focando no problema sem que isso resolva nada, páre, respire e mande o comando: "Pare de pensar nisso, não está te levando a lugar nenhum, mude o foco!". Levante, tome uma água, abra uma revista, ligue para alguém, brinque com o cachorro, arrume uma gaveta, um armário, lembre de alguma coisa boa, pense em alguém que você ama, preste atenção à sua respiração... tantas vezes quanto necessário.
Como eu disse, conseguir obter um nível satisfatório de controle da mente leva tempo, às vezes anos, e requer cuidados a vida inteira. Mas vale - MUITO - a pena. Claro, ninguém controla 100% da mente! Mas podemos nos livrar de boa parte do lixo...


15 comentários:

  1. Nós somos o que pensamos!
    Por isso temos que pensar sobre nós, dessa forma:
    "Tudo o que eu criar pra mim, vai me abraçar de novo semana que vem..." - O Teatro Mágico

    ResponderExcluir
  2. Oi Helô !
    Nossaaa estou sumidinha néh, mas não me esqueço de vc viu !
    Adorei seu post, caiu perfeitamente no dia de hoje ! Obrigada !
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o post, especialmente a parte que não devemos esperar que ninguém mude para nos agradar... Sou da ideia de que a beleza da vida está nas mudanças, nas diferenças, na teoria de que não entramos em um mesmo rio duas vezes!

    Parabéns pelo bolg, aprendo cada dia mais com vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!!! Mas fiquei sem saber quem escreveu ehehehe.... Bjsss

      Excluir
  4. Maria Thelma Orsolini22 de maio de 2012 às 16:08

    Oi querida, que linda reflexao! Pàrabens e, muito obrigada pelas lições de vida que voce tem nos dado com tanta espeiritualidade, maturidade e meiguice. Cada dia mais tenho orgulho, muito orgulho de ser sua mãe.
    Te amo muito e, sinto demais a sua falta.
    Bjossss, mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, que bom!!!!! Fico mto feliz! Eu tb já estou com saudade!!!!!!!!!
      Beijos mil!!!!!

      Excluir
  5. Helô,
    Eu já tive experiências de como pensar positivo, realmente funciona, mas é o que vc diz, leva tempo e as vezes a gente dá uma escorregada e se pega pensando de uma maneira negativa. Assim, obrigada por postar um texto claro e incentivador.
    Bjos,
    Cristina Lima

    ResponderExcluir
  6. Oi Heloísa :)) sou eu novamente por aqui a amiga do Rodrigo Valen, da Thelminha lembra rss?
    Tenho acompanhado seu blog, estou fiel á ele rss, é uma delícia, um privilégio ler, tudo com muita auto estima e alegria, você passa positividade e ensinamentos, para mim é como se fosse um livro virtual. E hoje não pude deixar de escrever para vc, porque eu me enquadrei nesse seu post. Vou contar rapidamente tá?
    Estou morando a pouco tempo aqui na China, vim com meu marido por causa do trabalho dele, nem mesmo ele sabe, mas confesso que ando bem pra baixo. Foi um choque de cultura que eu levei, tudo totalmente o inverso do Brasil, e não posso mentir choro praticamente todos os dias, sinto muita falta da minha família, minha mãe, meus amigos, o cheiro da minha casa, da minha cama, da comida, do céu azul anil, de todo comodismo que eu tinha em Piracicaba, da minha vida onde lá eu conseguia dominar, tudo estava no meu alcance, tudo em perfeita harmonia. Pelo amor de Deus, longe de mim estar reclamando do que estou passando,mesmo porque eu não vim obrigada, foi uma decisão de ambas as partes e nada que seja insuportável ou sofredor, mas confesso que está sendo difícil. Tento de alguma forma Heloísa sair desse chororo, todo dia é uma luta emocional. Na verdade meus sentimentos aqui oscila muito, tem hora que estou completamente feliz e em outra estou num desespero total. E como vc disse, eu PRECISO procurar algo positivo que me afaste dessa nuvem de saudades, dessa coisa que chega a doer o coração, que me deixa pra baixo. Olha só, Meu marido trabalha o dia inteiro, e eu fico em casa sem fazer nada, ou seja, cabeça vazia oficina do diabo né, e para piorar não sei falar inglês e muito menos o mandarim, agora eu irei fazer aula particular de inglês para eu poder sair na rua e me virar, pois aqui dá pra se virar somente com inglês. Ah! e ontem uma brasileira que eu conheci me levou para fazer uma aula experimental de Yoga, que por sinal amei,só que só poderei começar daqui uns 2 a 3 meses, pois gastamos muito com essa vinda pra cá, mas estou convicta em fazer, me senti muito bem, saí dessa aula aliviada, com a alma lavada.
    Nossa desculpa o enorme texto, praticamente desabafei com vc kkkk, mas o que eu queria dizer realmente é que, o que você escreveu é de EXTREMA valia, me deu um ânimo.
    Eu acordei com um aperto no coração e a primeira coisa que eu fiz foi entrar no seu blog, primeiro li o emocionante texto do seu marido, sem palavras! E aí vi esse, foi assim do tipo "poxa acorda Cris vamos reagir"!
    Vou tentar a praticar esse exercício diário, nem que eu tenha que ir passear no supermercado e não comprar nada rs, mas como você disse, mudar o foco!!!! Muitíssimo Obrigada Helo :) !!! Volto depois para contar como estou indo! Um forte abraço!!
    Ah! Eu também tenho um blog conto um pouquinho sobre minha vivência na China, caso você queira dá uma espiadinha ok! http://www.crischina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!!!!!!!! Fico muito feliz que esteja te ajudando!!!!! De verdade mesmo! Imagino como seja difícil, mas controle a mente e aproveite para fazer coisas que normalmente vc não pode, como ler, cozinhar, ver filmes, talvez algum trabalho artesanal, yoga... Vc pode comprar DVDs de Yoga sabia? Eu SEMPRE pratico com DVD, mesmo sendo professora eu adoro alguém me guiando! Aí vc não tem que pensar, é só fazer!
      Vou ver seu blog!
      Bjssss, boa sorte!!!!!

      Excluir
  7. Oi Helo essa foto ta linda, queria pedir sua permissão para poder usa-la no meu blog, apos uma mensagem bonita que quero colocar, assim que eu inicia-lo. O Blog logo estara pronto e ja estou com varios posts. Aguardo seu contato!
    Um beijo e uma semana iluminada!

    ResponderExcluir
  8. Também acredito nisso. Costumo dizer que minha mente pode ser minha pior inimiga.

    Deus te Abençoe...

    ResponderExcluir