sexta-feira, 25 de maio de 2012

O câncer e os filmes

Ontem estava pensando e resolvi escrever sobre isso por aqui. Vocês já repararam que em 90% dos filmes tem alguém morrendo de câncer? Ok, não deve ser 90%, mas é bastante. Que desserviço!!! 
Já contei que adoro filmes e vejo uns três por semana. Gosto de romances, comédias, aventuras, dramas, suspenses... quase tudo! Comecem a reparar: dos últimos cinco filmes que eu vi, três tinham alguém com câncer. Claro que depois do meu diagnóstico esse fato me chama mais atenção... O pior é que nos filmes o câncer é sempre terminal. Aliás, nos filmes, doença terminal = câncer. Que falta de criatividade! Quando eles querem dizer que alguém vai morrer, câncer nele! Tenho certeza absoluta que é é por isso que muita gente ainda tem essa idéia na cabeça. Mas vou contar uma coisa: o mundo mudou, a ciência evoluiu, os tratamentos estão mais eficientes e a maioria dos cânceres descobertos em estágios iniciais têm tratamento e cura, além dos descobertos em estágios avançados que também podem ser curados e tratados.  Eu mesma conheço dezenas de pessoas que tiveram câncer há anos e se curaram. Várias! E poucas que não resistiram. Acontece, claro. Mas ninguém está livre da morte! Porque eles não colocam as pessoas morrendo de enfisema pulmonar causada pelo fumo, de doenças ligadas à obesidade ou qualquer outra coisa? Seria mais atual e criativo, não? Só para ilustrar, vou colocar algumas pessoas que todo mundo conhece e que se livraram do câncer: Ana Maria Braga, Reynaldo Gianecchini, Dilma, Lula, Marcos Paulo, Leilah Moreno, Patrícia Pillar, Glória Perez, Drica Moraes, Herson Capri, Márcia Cabrita, eu (kkkkk).... 
Calma, gente... Pode parecer que eu estou revoltada, mas é só uma observação "construtiva", para as pessoas pensarem. Não é nada legal para nós, pacientes, que os filmes passem essa idéia. Totalmente desmotivador. Nessas horas devem entrar em ação os truques de controle da mente dos quais falei outro dia. Por que cada caso é um caso e não devemos nos deixar influenciar sem pensar pelo que a mídia nos traz... Concordam? Eu sei que já coloquei essa foto, mas é que ela expressa minha "braveza" kkkk... (Aliás, eu fico bem mais bonitinha quando não estou brava, não??? kkkk)


32 comentários:

  1. Eliana Fabbri Guazzelli Pereira25 de maio de 2012 às 11:56

    É isso mesmo Helo, concordo em número, genero e grau. Morre-se mais de acidentes de carro e de motos por dia do que de câncer e por despreparo, bebida e outras coisas mais.
    Bota a boca no trombone mesmo!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrsrs... Beijossss (Ah! Meu celular estava no carro hoje hehehe, por isso que eu não vi tocar!!! Depois que percebi!!!!)

      Excluir
    2. Querida Eliana Fabri Guazelli, será vc mesma a pequena linda que conheci na Toshiba? Se for, fico muito feliz de reencontrá-la, mesmo que por este meio, Beijos minha querida, Graça

      Excluir
    3. Eliana Fabbri Guazzelli Pereira1 de junho de 2012 às 13:48

      Graça, tudo bem? Sou eu mesma. Que bom mesmo reencontrá-la.A Helo é minha sobrinha e afilhada.Mande um email pra mim:
      eliana.adperc@adperc.com.br e nos falaremos. Bjs

      Excluir
  2. HELOÍSA realmente é triste na semana passada me peguei explicando para minha filha de 8 anos que eu não vou morrer, pelo menos não agora. Uma amiguinha da escola perguntou para ela se eu estava com cancer pois me viu com lenço, quanto ela disse que sim a menina afirmou então sua mãe vai morrer. Então eu me pergunto onde esta criança obteve esta informação, para vir falar isto para minha filha? Imagine a cabecinha da minha filha ao ouvir esta afirmação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina que coisa chata!!!!!!!!! Pois é, é o que os filmes fazem, infelizmente... A falta de informação ainda é muito grande!
      Bjssss

      Excluir
  3. Coisa linda essa cara de brava!!!!...rssss
    ce é linda de qualquer jeito mesmo...boneca!!!
    beijossssss
    te acompanho sempre.....
    no pensamento e no coração!!
    Joelma

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo plenamente com vc Helô! Tb conheço muitas pessoas que se curaram e estão MUITO bem. Infelizmente alguns não resistem por n motivos, mas o número de curados é tão maior que é neles que deviamos focar nossa atenção! Também acho que nós deviam prestar muito mais atenção em doenças que nós mesmo causamos como diabetes, infartes, efisemas e tantos outros, essas sim são o grande mal da atualidade.
    Estou imensamente feliz pela sua cura.
    Beijos. Kizzy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso!!!! Existem doenças tão mortais quanto hoje em dia e ninguém mostra elas nos filmes, né? É que aí não tem o drama rsrsr...
      Sobre a minha cura, ainda estou esperando os resultados dos exames e tudo mais, mas sou muito otimista desde o começo, né? kkkk!
      Bjssss, obrigada!!!

      Excluir
  5. excelente comentário Helo... Xô coisa ruim viu!!! Viva a vida!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm fico brava, Helo. Logo que saiu meu diagnóstico, estava passando "O astro" na Globo, uma das personagens descobriu que estava com câncer no útero (como o meu) e estava grávida.... e a menina morreu para ter o bebê.
    Fiquei tão triste com essa história sem um pingo de sensibilidade.
    Acho isso muito chato... mas fazer o que né?

    Beijos,
    Thai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que existem pessoas que não resistem, mas parece que a TV só mostra isso, né? Fazer o que? Na verdade acho que a gente pode falar do assunto, quem sabe as pessoas não começam a perceber que existem outras doenças????
      E vc tá bem???
      Beijossss

      Excluir
    2. eu estou bem sim, helo.... me reacostumando com a liberdade... hihi

      e vc? na expectativa pelos exames...

      estou na torcida! beijos

      Excluir
    3. Sim!!!!! Na expectativa...
      Obrigada!!!!
      Bjssss

      Excluir
  7. Só lembrando que depois de tratar só recebemos "meia alta" em 5 anos, e alta total em 10 anos, aí sim, livres do CA!!!
    Giuli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando para mim? Eu sei disso. Acho que você está falando isso pq me coloquei entre os curados, foi uma brincadeira pq acredito que vá ser o meu caso. Você não?

      Excluir
    2. Eu sei, você sabe, quem faz o tratamento sabe, mas seu blog é lido por muitas pessoas que não sabem nada x nada sobre o câncer, não é verdade? Foi só a título de conhecimento, mas se sentiu ofendida, poderia ter falado diretamente comigo, assim como fiz em outro post seu, certo? Eu também estou curada, pq me coloquei neste lugar! Fico feliz por ti! Fico feliz por outros pacientes que se colocam nesse lugar e trilham o caminho da cura assim como eu, como você, confiantes! E que seu caminho até sua alta continue assim, feliz!!! Bjs

      Excluir
    3. É, parece que a gente tem um problema de comunicação, não é? Vamos deletar tudo e começar de novo. Peço desculpas e também torço pela sua cura que já está aí.
      Bjs

      Excluir
    4. Pois é! Parece mesmo! Mas ainda bem que sempre nos entendemos! rs E viva a nossa cura!!! Bjs

      Excluir
    5. Ainda bem! Desculpa mesmo, viva a nossa cura! Bjs

      Excluir
  8. Cássia de Carvalho25 de maio de 2012 às 21:31

    Pois é Helo!! O que a mídia precisava começar a mostrar as pessoas é que o câncer é uma doença com estudos evoluídos e que hoje muitas pessoas podem superá-la e viver muitos e muitos anos bem! Meu tio foi firme diante da doença que havia tomado seu organismo, respeito os procedimentos e hoje é super forte!! Viver normal com 60 anos já!! As pessoas precisam conhecer e entender que a medicina evoluiu e que todos podem vencer!!!

    Beijos,

    Cássia

    ResponderExcluir
  9. Vdd, esse mês passamos um sufoco, minha filha perdeu o bebê no terceiro mês de gravidez. Vc pode imaginar o q é perder uma gravidez em plena semana do dia das mães? É um apelo emocional pela maternidade pra vender presentes q eu quase pirei, minha filha caia em prantos qdo via comerciais com mães com bebês no colo, e no facebook era um monte de fotos de mulheres gestantes. Houve momentos de eu ficar furiosa com a mídia, mas enfim, passou, hoje ela ainda tem momentos de tristezas mas nada como o tempo pra q nosso foco tbm mude!!! Bjs de Rio das Ostras :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino o sufoco... Sinto muito por vcs! Como vc disse, nada como o tempo para trazer um alento...
      Super beijo!

      Excluir
  10. Assino em baixo de sua crítica.. Em razão desse imaginário pessimista que existe sobre a doença, quando as pessoas descobrem que minha mãe está tratando de um câncer, só faltam darem os pêsames antecipados! Detalhe que o tratamento não deixou ela debilitada. :-\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Que bom que sua mãe está enfrentando bem o tratamento!
      Bjss

      Excluir
  11. Realmente Helô, eu nunca tinha me ligado nisso, agora que você escreveu caiu a ficha. Mas olha que legal o seu poder de controlar a mente né, você fez desse assunto uma coisa positiva, nos mostrando o quanto o câncer é muito destorcido pela mídia, ou melhor muita coisa é destorcida pela mídia, e como você, e outras milhões de pessoas são provas vivas que nada é impossível e que a CURA existe :) !!
    "A minha madrinha por exemplo é igual a você sempre feliz e confiante, ela teve um câncer na mama, e nunca ninguém falava que ela estava doente, sempre alto astral, feliz da vida, maquiadinha, lencinho na cabeça toda moderninha,´ela dizia... um sorriso no rosto uma alma saudável..., e não é a toa que ela está curada hoje :))))!
    Parabéns querida pelos grandes ensinamentos...
    bjocas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Adorei o "sorriso no rosto e uma alma saudável". Por isso que eu digo que estou curada, minha alma está! Assim, acredito que o corpo vá seguir o exemplo kkk... Bjsss

      Excluir
  12. Helo, estou emocionada em ler que a sua "alma esta curada então vc acredita que seu corpo vá seguir o exemplo" ... Me deixou sem palavras.
    Mil bjs

    ResponderExcluir