quarta-feira, 4 de abril de 2012

A importância de se mexer!

Ontem estava lendo outra entrevista do Gianecchini na revista da Abrale, que por sinal é excelente!  Ele falou da importância do exercício físico: "É importante também o exercício físico, pois é fácil ficar derrubado na cama, só deitado. Me esforcei fazendo caminhadas. Claro que não dá para malhar, mas procurei ter vida normal. Adotei uma postura ativa em busca da cura." 
Eu também já falei por aqui que caminho pelo menos 3 vezes por semana, por 30 minutos, além de praticar yoga (o que eu consigo no dia, dependendo da minha disposição: meia hora, dez minutos, cinco minutos!). Cada paciente tem o seu limite e é importante conversar com o médico, saber quanto e como ele recomenda que o paciente se exercite (quando isso for possível, claro). 
Outro dia estava conversando virtualmente (ah, esse Facebook!) com a Jéssica, uma menina linda de 16 anos que está sendo tratada de leucemia em Goiânia, e ela me disse que andava desanimada. Perguntei se ela estava caminhando e ela disse que não. Então eu contei para ela como me sinto melhor quando faço um esforço para caminhar um pouco, mesmo quando estava no hospital, no pós opertatório inclusive (de quando fiz a biópsia a céu aberto). Ela me prometeu que ia tentar e cumpriu: no dia seguinte caminhou um pouquinho e se sentiu melhor. Fiquei super feliz por ter dado um empurrãozinho!!! E é incrível ver como uma menina tão nova pode ser tão forte... 
Eu sei (e sei MESMO) que às vezes a última coisa que queremos é levantar da cama e fazer qualquer esforço. Mas eu também sei (e, de novo, sei MESMO) como superar esse desânimo pode transformar o nosso dia. Quanto mais nos entregamos, menos temos vontade de fazer as coisas. É um ciclo vicioso e, se nos entregarmos, corremos o risco do "Sr. Sabe-Quem" (vulgo CA) receber essa entrega de braços abertos! Cruzes! Por isso, termino esse post com uma frase que eu adoro: "Quando a vida está amarga, dá uma rebolada. Às vezes o açúcar está no fundo!". 


Eu sei que eu já coloquei essa foto, mas combina!!!!! kkkkkk! Ah, e amanhã é a sexta sessão de quimio, hein? Hoje à tarde tem mãe chegando! Iupiiii!!! (O iupi é para a mãe chegando, não exatamente para a quimio hahahaha, apesar de eu estar feliz porque já estamos em abril e acaba em maio!!!!)

22 comentários:

  1. Nossa já é a próxima quimio? Deus abençoe e menos uma, tá quase no fim.
    Adorei o post de hoje...sempre adoro! Parabéns pela positividade sempre.
    Bjos. Kizzy

    ResponderExcluir
  2. Oi Gami, realmente é muito importante a gente fazer exercício....por mais que a preguiça ou o desamino seja enorme....continue incentivando sempre as pessoas. Queria te desejar uma ótima quimio amanhã.....uma a menos...esta quase no fim... :-) !!! beijos Nãguets

    ResponderExcluir
  3. Amei Helo perfeito obrigada por me insentiva a dar umas voltas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helô
    Essa é boa, nunca tinha ouvido, achei muito engraçado, quando a a vida está amarga dá uma rebolada! kkkk
    Vc tem toda razão, e caminhar é tão gostoso, qdo caminho vou prestando atenção em outras coisas, que o que está me afligindo até esqueço.
    Bom demais colinho da mamãe, aproveita.
    Boa sessão amanhã, que tudo corra bem.
    Bjs,
    Cristina Lima

    ResponderExcluir
  5. vc e suas lições de otimismo! adoro!!! parabens sempre! bjus

    ResponderExcluir
  6. Helô, concordo que atividade física é algo renovador, mas admiro seu esforço e determinação. Boa sorte na quimio!!!...Beijinhos, Leticia Spa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia!!!! É isso mesmo, se mexer é muito importante! Beijosss

      Excluir
  7. Helô seu blog é muito legal!!Saiba que vc já tem uma enorme comunidade de pessoas que te acompanham. Hj peguei a minha filha, ¨reclamando¨que vc estava atrasada, e não tinha ainda escrito!!!Vê se pode????KKKKK Vc já é parte das nossas vidas. Incentiva quem realmente precisa de um empurraozinho e a gente que fica aqui na sua torcida e enviando boas energias para sua total recuperação também! Voce é incrível mesmo!!
    E amanhã, pense que vc está terminando e que vc está no colinho da mami e de DEUS, como sempre.Aproveite! Que vc receba a visita de muitos coelhinhos por lá. Bjinhos no coração, Beatriz Ruegg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, morremos de rir que a sua filha estava reclamando que eu estava atrasada kkkkk! Eu nem atrasei tanto hoje, atrasei na segunda que fiquei sem internet kkkkk!
      Obrigada querida por todo o apoio e carinho de vcs!
      Vou aproveitar bastante o colinho da mamis heheheeh....
      Beijossss

      Excluir
  8. Helo!
    Tens toda razão, muitas vezes uma caminhada já revigora! Que bom que a sua Mãe está chegando! Boa sorte amanhã e lembre-se: menos uma!
    Beijocas,
    Paula Bonamigo

    ResponderExcluir
  9. Oi Heloísa,

    Não sou muito adepta das caminhadas, mas você está certa não podemos parar, por enquanto eu optei por não parar de trabalhar, graças a Deus não tenho enjoo depois das sessões, é só o sono e o cansaço, mas levanto e vou trabalhar no dia seguinte normalmente, não é fácil mas faz com que o tempo passe mais rápido. Vou fazer 8 sessões 4 vermelhas e 4 brancas para depois fazer a cirurgia na mama já fiz 2 sessões da vermelha, no proximo dia 16 faço a 3º sessão. Quanto a se arrumar eu sou "perua" mesmo sem cabelos adoro me arrumar e me ver bonita com o que tem para o dia né! Estou "muito" fora do meu peso, quase o dobro do meu peso em 2008, mas já decidi finalizada esta etapa do tratamento minha proxima meta é voltar aos meus 60 kilos.
    Bjs e força (já tá acabando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane!
      Eu acho que a diferença do tipo da doença e no tratameto fazem com que os médicos aconselhem diferente sobre trabalhar ou não. Além disso acho que o tipo de trabalho também influencia, né? No meu caso, não deu para continuar...
      Que bom, continue perua mesmo kkkk, é ótimo para o nosso momento! Temos que nos sentir bonitas!
      E quando tudo terminar, aos poucos vc retoma seu peso normal, com consciência, amor-próprio e desejo de saúde acima de tudo!
      Boa sorte e força para nós!!!!
      Beijosss

      Excluir
  10. OLá querida! Eu fui diagnosticada com cancer de tireoide...um dia antes da cirurgia corri uma prova de 10 KM...até hoje eu corro...ajuda a liberar endorfinas...mando muita energia positiva pra voce! Alias, pra todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério??? Incrível! E se sentiu bem? Quanto tempo depois do fim do tratamento vc voltou a correr?
      Beijoss

      Excluir
  11. Helô querida, não é vc que anda atrasada nos seus post, eu que ando atrasada...Pois fico na correria, e acabo sem tempo de lhe acompanhar diariamente, ai quando eu sento com tempo, não aguento não ler tudo que não acompanhei, ai fico aqui mais de hora pra me atualizar no seu blog.. e detalhe, leio tudo e fico muito feliz por saber que você é uma guerreira, e ajuda tantas pessoas com sua história e alto astral, todos nós não temos duvidas que tudo ficará bem, sua fé é um grande exemplo pra mim...Sabe, eu acredito que as vezes Deus vai colocando um monte de perdrinhas nos nossos caminhos, para ver se somos capazes de retirar uma a uma, e assim com todas aquelas pedrinhas, construirmos um castelo lindo,,ainda mais lindo por não termos questionado ele o porque daquelas pedrinhas nos nossos caminhos, mas sim dizer obrigada por ele existir e nos guiar por ter retirado cada pedrinha e feito aquele lindo castelo em benção a ele.....Parabénsss muitos beijinhos e saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!!!!!!
      Concordo com o que vc falou e assino embaixo!
      Saudades de vc!!!!
      Mto obrigada pelo carinho!
      Beijosssss

      Excluir