quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dietas e a programação mental

Aproveitando o post de ontem, recebi um email falando de luta, só que dessa vez contra a balança hehehe... Acho justo! Afinal, sempre falo que a gente tem que se amar e, se seu peso te incomoda, tem mais é que tomar alguma atitude mesmo. Mas tenho algumas observações a fazer... 
Primeiro, não gosto de falar em "luta", nem contra a balança, nem contra o câncer nem contra nada. Acho que é porque uma vez me disseram que não era bom falar assim porque isso atraía batalhas para a nossa vida. Como eu acredito muito no poder da palavra, na programação neurolinguística ou como quiserem chamar, prefiro falar em caminho, meta, desafio, objetivo... Enfim, não para as lutas e sim para a paz! kkkk... Foco mental é tudo na minha vida!!!
Profundamente relacionado, acho que quando falamos em peso, dizer "estou em guerra contra a balança" vai fazer o cérebro te colocar numa verdadeira batalha mental. Cada bombom que você comer fora do seu "plano alimentar" vai ser uma batalha perdida e o sentimento vai ser esse, o de perdedora (e aí só vai dar vontade de acabar de uma vez com toda a caixa de bombons, punição e recompensa ao mesmo tempo). Não é bem melhor dizer que está aprendendo a se cuidar melhor e que isso inclui se exercitar mais, se alimentar melhor, comer menos doces, tomar menos álcool, menos café, mais frutas, verduras e legumes? Dessa forma, um bombom a mais vai significar exatamente isso: um bombom a mais. Ponto. Um só dá conta do recado e ainda pode ser visto como um presente! E continua linda maravilhosa aprendendo a se alimentar melhor?
Eu acho essa abordagem beeeem melhor. Nesse contexto, a dieta é um cuidado consigo mesma, uma prova de amizade e de amor ao invés de uma batalha ou um castigo imposto aos perdedores. Dieta envolve corpo, mente e espírito. Se sentir numa batalha desequilibra o espírito e acaba com as emoções, ou seja, a compulsão pelos docinhos vai ficar à espreita, só esperando a primeira oportunidade para atacar como um inimigo numa guerra. Da mesma maneira, ao invés de pensar que estou numa batalha contra o câncer, penso que estou cuidando da minha saúde e me curando. Tem tudo a ver com o texto de ontem, não é? Acho que está mais do que na hora de começarmos a educar nossas mentes para que nós as dominemos e não sejamos dominados pelas suas confusões... Quem manda aqui??? 


12 comentários:

  1. Adorei! Concordo plenamente!!! Corpo e mente agradecem! Bjs Juliana Christofoletti

    ResponderExcluir
  2. Raquel Agostini Werner18 de abril de 2012 13:20

    Perfeito!!! Adoro sua forma de transmitir, o que parece fácil e comun acaba caindo no esquecimento e suas colocaçoes serviram e muito pra mim. Beijos

    ResponderExcluir
  3. muito lindo,falou tudo eu vivia em gueraa agora com seu conselho,vou seguir meu objetivo nada de guerra valeu,bjinho

    ResponderExcluir
  4. Cuidar da alimentação é cuidar da saúde!

    ResponderExcluir
  5. Heloisa,

    Adoro ler seus post, todos muito interessantes mesmo. Estou na torcida pela sua cura e que vc continue com essa tranquilidade que só deve te fazer ainda mais forte!

    Menina, vc é linda por fora e por dentro, quanta beleza!!

    Saúde e felicidades!!

    ResponderExcluir
  6. Sabe que caiu como um " rosa " este seu comentário.. hoje fui ao Endocrino.. preciso dar um jeito no corpinho hehehehe e nunca é tarde né minha querida? Já resolvi.. não posso deixar o " bombom" dominar minha mente ....sai prá lá tentação....

    Bjs Tosca

    ResponderExcluir
  7. Top este post...adorei...você é fantástica em todos os aspectos...a cura total está a chegar...todos rezamos para isso.
    Beijinhos grandes
    Marta, Porto, Portugal

    ResponderExcluir
  8. Heloísa te encontrei por aqui procurando lenços para cabeça. Gostei do teu blog. Gostaria de saber o nome e ou endereço da loja onde você comprou seus lenços, por favor. Se você puder me responder por email eu agradeço muito. Meu email é nutriane@gmail.com
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Mariana Blessmann19 de abril de 2012 13:20

    Putz, disse tudo!!!!

    ResponderExcluir
  10. Assino embaixo!!!! adorei, Helô!
    mas não da pra negar que é dificil, pois como você disse, envolve corpo, mente e espírito... o equilíbrio é sempre fundamental!
    O mais importante é ter foco e se esforçar sempre!!
    Vou levar você junto comigo pra conversar com os pacientes... rsrsrss
    Bjusss
    Deia (nutri)

    ResponderExcluir
  11. Nossa Helo!! fiquei uns dias sem entrar no blog e to vendo quanta coisa boa eu deixei passar!! heheh!! preciso me atualizar!! aprendi moooooito com esse texto, de mais mesmo!! feito pra mim!! brigada mais uma vez querida!! bjocas!!

    ResponderExcluir