domingo, 15 de abril de 2012

O conceito de felicidade

Vi um vídeo ontem sobre o conceito de felicidade. É meio viagem mas é interessante, resolvi colocar aqui para quem quiser se aprofundar no assunto!!! O palestrante, Daniel Kahneman, é fundador da Economia Comportamental, que eu amo. Explica o comportamento do ser humano baseado em conceitos econômicos, acho o máximo!!!  
Basicamente fala sobre a medida da felicidade e como é complicado medir devido aos diferentes conceitos sobre felicidade. Se você pergunta para alguém com um conceito e para outra pessoa com outro conceito, as respostas podem ser as mesmas, indicando, porém, coisas bem distintas. 
O palestrante explica que temos o "eu da experiência", que é o do momento presente, para quem o médico pergunta: "Dói se eu aperto aqui?" e o "eu da lembrança", que é aquele que registra e processa os fatos passados, para quem o médico pergunta: "Você tem sentido dor nas últimas semanas?".  Então ele fala algumas coisas bem interessantes a respeito de como esses dois "eus" são diferentes e podem nos levar a acreditar que somos mais ou menos felizes, dependendo qual dos "eus" a gente enfatiza. Além disso, é diferente perguntar para uma pessoa se ela é feliz agora ("eu da experiência") ou se ela tem sido feliz ultimamente ("eu da lembrança"), ou como a própria pessoa entende a pergunta "Você é feliz?". Meio complicado, né? Mas achei bem legal, faz a gente pensar. Ele fala que muitas vezes preferimos as lembranças do que os momentos propriamente ditos e isso é louco. 
Outra coisa que ele fala (e que eu sempre falei) é o seguinte: dinheiro não traz felicidade, mas a falta de dele traz sofrimento. Foi feita uma pesquisa nos EUA (Instituto Gallup de Pesquisa) e o resultado foi surpreendente. Quem tinha uma renda menor que U$ 60.000 por ano não era feliz. Não era e ponto. Acima dessa linha, o nível de felicidade relacionado com a renda era uma linha reta!!! Ou seja, acima de U$ 60.000 ao ano, renda a mais ou renda a menos não fazia diferença! Não é incrível? Eu amo Economia Comportamental...


OBS: esse vídeo do Youtube está em inglês, mas para ver com legendas em português é só entrar em http://www.ted.com/talks/daniel_kahneman_the_riddle_of_experience_vs_memory.html e escolher na barrinha debaixo do vídeo "Subtitles Available in... Português". 

5 comentários:

  1. O conceito de felicidade é amplo. Podemos ser felizes tendo tudo ou até mesmo tendo nada... Admiro quem passa por situações difíceis na vida e mesmo assim segue em frente, com a cabeça erguida e o coração de certa forma radiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! E é sempre bom pensar sobre isso que vamos nos fortalecendo! Beijosss

      Excluir
  2. Otimo video Helo.
    No livro do meu marido, ele cita no terceiro capítulo o Daniel Kanehman. Ele é fã desse cara.
    Beijos,
    Paula Bonamigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o livro do seu marido???
      Eu amo Economia Comportamental, se voltasse a trabalhar com Economia amaria trabalhar com isso!
      Bjssss

      Excluir
  3. Helo, o ano passado em novembro, foi lançado o livro do Newton (meu marido) sobre as armadilhas da bolsa de valores. O nome do livro é: "Lucrando com os tubarões" (as armadilhas da bolsa e como usa-las a seu favor). É um livro muito legal e de leitura boa e fácil. Entra no site dele para tu conhecer, tem um link sobre o livro e ele tem um blog também. O site é: www.newtonlinchen.com
    Ele adora a psicologia do trading e economia comportamental.
    Beijos,
    Paula Bonamigo

    ResponderExcluir