terça-feira, 17 de abril de 2012

Beleza: o que é para você?


Ontem eu levei o maior susto, quase perdi um post que demorei séculos para escrever! Escrever é assim: a inspiração vem de uma vez só ou vem aos poucos. No caso do post de ontem ela veio aos poucos, o que significa que demorei muito para escrever!!! Mas, depois de muitos anjos que me ajudaram a recuperar tudo (obrigada!!!), aprendi a lição! E... hoje resolvi aproveitar a inspiração de terceiros!!! Vou postar outro texto do Dr. Marco Antonio de Tommaso, falando sobre o conceito de beleza e amor próprio. No próximo post eu comento e falo um pouquinho sobre alimentação e as "dietas", ai, ai, ai... Bom, vamos ao texto!

"Os ideais de beleza feminina torturam as mulheres do mundo todo, principalmente as brasileiras. Somos privilegiados por praias, clima, sol, etc. E também pelo descontentamento de nossas mulheres em relação à beleza. Segundo a pesquisas diversas, o índice de insatisfação de nossas mulheres em relação à percepção da própria beleza é elevadíssimo!
Inúmeros estudos focam o conceito. Não há consenso a não ser num tópico: é a presença da autoestima que pesa  na percepção da própria beleza. Mulheres mais satisfeitas com outras áreas da vida são mais indulgentes na avaliação da própria aparência. O ingrediente principal, mais do que medidas, cor de olhos ou cabelos, é a presença de uma sólida amizade para consigo mesmo. Gostar de si mesma de forma incondicional! Por incondicional não devemos entender uma “aceitação passiva”, mas a aceitação do próprio corpo com qualidades e defeitos, como ele é, minimizando os defeitos e ressaltando as qualidades. Valorizando o que tem e não lamentando o que não tem! Uma auto-aceitação “ativa”!
 A beleza é algo mais complexo do que o espelho mostra. É muito mais a leitura que a mente faz dessa imagem. E a auto-estima é fundamental nessa leitura. É ela quem potencializa a beleza, que faz com que ela “renda”! Sem essa condição interna a mulher pode melhorar consideravelmente sua imagem e continuar se sentindo feia ou, no mínimo, não usufruindo os benefícios da mudança. Mesmo admirada pelos outros continuará não se gostando. Continuará temendo a beleza, sem desfrutá-la!
A busca desenfreada da “perfeição”, impossível de ser atingida, reflete sério comprometimento da auto-estima. Habitualmente reflete mecanismos compensatórios para sentimentos de inferioridade que não tem base na estética, mas em conflitos interiores, e que não serão resolvidos pela estética apenas, mas pela psicoterapia. Difere da vaidade, onde a beleza é um meio de se sentir mais feliz. Reflete um estado patológico, insaciável, onde se torna um fim em si mesma. 
Não há beleza absoluta. A beleza é basicamente diversidade, originalidade, individualidade.  MUITO BEM REGADA PELA AUTO-ESTIMA!!"

 Dr. Marco Antonio De Tommaso
·      Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
·      Atuou no Amb de Ansiedade do HC USP
·      Credenciado pela Assoc Brás para Estudo da Obesidade
·      Psicólogo das Agências Elite e L’Equipe de Modelos
·      Consultor da Unilever – Dove na campanha pela real beleza.
    Contato: tommaso@terra.com.br

E viva a diversidade!!!




9 comentários:

  1. Oi Nonozinha, gostei do texto e concordo. Que bom que voce melhorou, esta disposta e nos presenteando com seus textos e refelxoes. Adoro! bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto ele nos faz pensar como somos escravos da beleza nunca satisfeitos com nos mesmos sempre a procura da perfeição.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, conheci seu blog através de um vídeo compartilhado por uma amiga no face.
    Parabéns pela sua iniciativa e força!
    Meu pai foi diagnosticado com câncer no ano passado, e precisei "me internar" com ele no INCA, já que por ser idoso precisava de um acompanhante. E agradeço todos os dias por ter tido a oportunidade de conviver com aquelas pessoas, que me ensinaram e me tornaram um ser humano melhor.
    Desejo tudo de bom no seu tratamento.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Devemos nos amar acima de tudo! Não importa que situação estejamos passando!
    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  5. Oi heloisa, vim aqui através de uma entrevista que vi que voce deu a revista Cláudia. Li seus posts, voce é linda e tem tudo para ser melhor e realmente nao deve se abater independente da situação. Muito sucesso e saude eu desejo a voce! Beijo

    ResponderExcluir