segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma casinha para as nossas misérias

Esses dias eu li uma coisa muito interessante e resolvi compartilhar... 
Pense em algo que atrapalhe sua felicidade hoje. Por exemplo: falta de dinheiro, doença, separação, falta de namorado (kkk), uns quilinhos a mais... Se essa coisa desaparecesse, você seria instantaneamente feliz? Provavelmente não! E por quê? Porque nós temos uma tendência a construir estruturas muito sólidas e complexas para abrigar nossas misérias. Hein??? Fiquei pensando, tentando entender... e é verdade! Não sei o motivo, mas o ser humano tem mesmo uma certa tendência a achar uma série de justificativas e culpados para abrigar e sustentar sua infelicidade. Se o "motivo" da infelicidade termina, a estrutura ainda está lá para sustentar alguma coisa... que com certeza será encontrada!
Conversando sobre isso com o Marcelo, ele me contou sobre uma pesquisa que foi feita para medir o "grau de felicidade" das pessoas. Os pesquisadores "mediram" a felicidade de quem tinha ganho na loteria e de quem tinha perdido um membro, dois anos depois desses eventos. Surpresa geral: o grau de felicidade desses dois grupos era IDÊNTICO. 
Mais uma vez reforço minha crença: a felicidade é muito mais uma questão interna, uma decisão. Ser feliz é escolher ser grato e vibrar por cada pequena conquista, inclusive pelo caminho na busca por novas e maiores conquistas. É uma questão pura e simplesmente de foco... 



Foto: Sascha Markmann

32 comentários:

  1. Helozinha!
    Vc está certíssima. Que ótimo que você simplesmente optou por ser feliz, isso é o que realmente importa.
    Saudades querida!
    Grande beijo ;) Manu

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, esta certissimo. Sempre falei que ser feliz e uma questao de escolha. Tem pessoas com tantos motivos para serem felizes e ... nao sao e outras com tantos para nao serem e nos surpreendem com uma atitude positiva. É bom pensarmos seriamente nisso. Te amo Nonozinha. Bjos, mamae

    ResponderExcluir
  3. Oi Heloísa! Muito prazer em conhecer seu blog...estou te seguindo...Concordo plenamente que a felicidade é uma questão de decisão. No acordo que assinei com a vida fiz questão de incluir uma clausula que garante a minha felicidade. Me parece que vc também....Parabéns pela atitude. Bjs, Carol.

    ResponderExcluir
  4. Heloísa, ontem participei de um encontro com Márcio Mendes da Canção Nova e um dos temas da pregação foi Alegria.

    Eclesiástico 30;22-27

    Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade.A alegria do homem torna mais longa a sua vida.Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.

    Ele nos disse que devemos sempre lutar para sermos felizes.Muitas vezes acontece situações que tiram de nós a felicidade, é normal sentirmos tristeza nesta hora, o que não podemos é ficar alimentando essa tristeza e deixando que ela faça parte de nossa vida, porque se isso acontece estamos perdendo duas vezes: a primeira vez o que causou a tristeza e a segunda vez é o que deixamos de viver por estar triste.
    Quando ele falou isso lembrei de você e da sua opção de ser feliz e de fazer feliz as pessoas que estão à sua volta e aquelas que estão descobrindo através do seu blog como ser feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivelise!
      Concordo 100%! A gente tem direito de ficar triste quando alguma coisa ruim acontece, mas ficar alimentando isso depois não serve para nada! E isso é uma escolha, né?
      Obrigada pelas palavras!!!
      Bjsss

      Excluir
  5. Grande e velha discussão sobre o que é "ser feliz"... lembra? rs
    Amei o post Nono! :)
    bjs, Ma Sordi

    ResponderExcluir
  6. Oi Helo!
    Sou o Miltinho. fiquei conhecendo seu blog através de sua tia Rosangela Lutti, que trabalha comigo. Estou enfrentando um câncer a 1 ano e 5 meses (começou com um tumor no intestino e depois umas metástases no fígdo e baço)dia 23\02 irei passar pela 5a cirurgia e j fiz 6 seções de quimio, desta vez cirurgia é pra tirar o baço e um pedaço do fígado.
    Me identifico muito com a sua história e a forma como encara a doença. Eu não tenho um blog, mas escrevo sempre para os amigos (ou seja eu tenho um blog imposto a leitura...rs) se vc se interessar em ler, me mande um email: milton.duarte@gmail.com e podemos trocar umas idéias por lá, ok?
    Um grande beijo e força, sempre!
    =)

    ResponderExcluir
  7. Oiii Helo,

    Aqui é a Isabela, me distraí e escrevi meu comentário para você no post sobre a possibilidade de engravidar e tal. Vê lá!!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Helô, continuo sendo sua admiradora e mandando muito carinho e luz a voce amiguinha.
    Hj cedo, na academia lembrei muito de ti. Bateu uma saudade.... Mas logo, logo sei q estará ali conosco. Torcemos por ti. Bj grande, Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Boas notícias, acho que logo logo vou poder ir na academia!!! Mas não esquece que não pode me dar beijo hein? kkkkkkkk... Beijosss

      Excluir
  9. Heloisa,
    Muito se fala desta tal felicidade. Difícil de se ter todos os dias.Vc disse que temos que ter foco, é mesmo. Temos tb que acreditar que estamos no caminho certo e ter fé. Bj te admiro. Muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É isso mesmo, difícil é ter esse foco todos os dias, principalmente no começo. Mas depois que a gente acostuma acaba ficando natural!!!
      Bjss

      Excluir
  10. Pipoca....É isso aí...A felicidade é uma busca diária,uma conquista que depende de nós mesmo!!!Vc nos demonstra isso diariamente...Te amo!!!!
    Bjssss e saudades!!!
    PS.Seu presente de niver tá aqui....

    ResponderExcluir
  11. Ao ler o que vc escreveu imaginei gotas de amor em forma de luz caindo sobre vc, fruto de pensamentos positivos. Um grande beijo Izaura

    ResponderExcluir
  12. Adorei Helo! É isso mesmo temos que focar na felicidade e esquecer dos problemas que aparecem na nossa vida, para enfrentar tudo de uma forma mais leve!
    Adoro vc!
    Bjokas,
    Má.

    ResponderExcluir
  13. Concordo totalmente, todo mundo tem desafios e problemas, a diferença é a forma como alguns agem,apenas lamentando e outros (como vc), que enfrentam a realidade e utilizam todos os recursos para superar as barreiras com força, garra e alegria.
    te adoro bjss

    ResponderExcluir
  14. com certeza sua cura esta no seu alto astral, otimismo e alegria. Que a N.Senhora te proteja sempre.

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!!! e adorei tanto que vou fazer questão de compartilhar com os amigos e familiares... se pararmos para pensar, de verdade, essa análise fará toda a diferença em nossas vidas!!
    Obrigada por nos ajudar!!
    Quanta luz você tem!!!
    Bjsss
    Andréa (nutri)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!!!!
      Sempre que a gente pára para pensar na vida a gente descobre umas coisas legais, né? Rsrsr!
      Vc tb tem muita luz, adorei aquela história que vc me contou, é de tocar o coração...
      Bjssss

      Excluir
  16. A felicidade é de dentro pra fora, depende muito do ponto-de-vista! Afinal, as pedras no caminho podem servir para contruímos um castelo, se forem guardadas. E pelo que percebi você é uma grande entusiasta da felicidade, uma referência! Incrível!

    ResponderExcluir