sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Primeiro sinal...

Queria contar para vocês como foi o momento do diagnóstico mas, como é uma longa história, vou ter que ir por partes... Hoje vou contar como foi o primeiro sinal: a trombose. 
Em setembro de 2011 eu comecei a ter uma dor muito forte no pescoço. Por ser muito alta, vira e mexe eu tinha alguma dorzinha, principalmente se ficava algum tempo sem praticar Yoga. Mas essa era diferente, não melhorava nem quando eu deitava no chão (um truque que costumava funcionar). Tentei alongar, exercitar, fiz massagem, tomei anti-inflamatório, coloquei salompas e... nada. Junto com a dor, saltou uma veia no lado esquerdo do pescoço. Então, resolvi ir ao médico (ortopedista). Procurei na listinha do convênio (e depois tomei uma bronca da minha prima médica, que disse que isso não se faz! rsrsrsr). Fiz raio-X e a médica me disse que eu deveria fazer fisioterapia e RPG. Até estranhei, já que eu tenho uma postura boa! Mas... Detalhe: no raio-X, dava para ver que um pulmão estava de uma cor e o outro, de outra. E a querida médica do livrinho do convênio não viu!!! 
Depois de umas 5 sessões de fisioterapia, resolvi ir até a academia, o que não andava fazendo com medo de piorar a dor. Só dava umas caminhadas. Troquei meu treino de musculação com foco em fortalecer a musculatura superior, para que eu não tivesse mais essas dores. Quando fui tomar banho, percebi que meu braço esquerdo (do mesmo lado da veia saltada...) estava bem inchado e com uma cor diferente do outro, meio arroxeado. Ui, desesperei! Achei que estava tendo sei-lá-o-que e liguei para o Marcelo, que estava em reunião e não me atendeu!!! Mandei mensagem e ele ligou: "é difícil ser isso, mas pode ser uma trombose, vai indo para o PS que eu te encontro lá". Ele sabia porque trabalhou 12 anos em indústria farmacêutica e trabalhou justamente com o produto para trombose que eu tomo hoje, o Clexane. Coincidência, não? Fui correndo e nem contei para a minha mãe, não queria preocupá-la à toa! 
Horas depois (é, até em hospital bom o PS demora!!!!), fui fazer o exame e o médico radiologista: "nossa, olha como é bom investigar, é uma trombose mesmo... mas não se preocupe, você vai tomar um remédio e vai ficar tudo certo!". Detalhe: era dia 15 de outubro. Fiquei mais de um mês com trombose sem saber! Um perigo só! 
Liguei para a minha mãe: "mãe, era mesmo uma 'trombosesinha', mas não se preocupe!" rsrsr... Liguei para a Má, minha prima médica e ela: "tô indo para aí agora!" E eu: "não precisa, Má, não é nada!" kkkk... E ela: "como não é nada, tá maluca? tô indo!".  Nessa hora eu já tinha feito o exame, mas a médica do PS ainda precisava ver o resultado e me chamar para dar o diagnóstico. Ela demorou horas, porque chamava toda a equipe para discutir meu caso (muito inesperado). Quando ela me chamou, eu perguntei: "o que eu vou tomar?". E ela respondeu: "você vai ficar internada". Eu levei um susto!!! O outro médico tinha me dito que eu só ia tomar um remedinho!!! 
Bom, aí minha prima chegou com toda a família Pereira e eu, que tinha chegado às 15h no PS, só fui chegar no quarto às 03h da manhã!!! No dia seguinte minha mãe chegou e eu acabei ficando uma semana internada, mas eu não sentia nada e não parecia nem um pouco doente. O médico achou que fosse anticoncepcional e, depois dessa semana, me deu alta e pediu para investigar, pois alguns exames tinham alteração... 
É graças a essa trombose que hoje eu preciso de 2 injeções por dia na barriga (de Clexane...) para evitar uma embolia pulmonar (que drama, né? rsrsrsrs). E também é graças a ela que eu descobri meu linfoma antes que ele ficasse ainda pior! "Há males que vem para bem": esse clichê se encaixa como uma luva! E é por isso que eu digo: sempre podemos optar por ver o lado bom das coisas! 
Por hoje é isso, mas a história tem mais capítulos!!! Aguardem rsrssrsrs...


37 comentários:

  1. chorei...sempre tento ser forte (pros outros)com essa coisa de: não precisa, to ótima, não é nada...mas sei bem como é bom ter as pessoas especiais por perto.
    seu blog é ótimo! e sua energia contagia!
    beijos
    fê (bochembuzo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      É mesmo, falou tudo!
      A gente tenta aliviar para os outros mas é mto bom saber que temos com quem contar!!!!
      Beijosssss

      Excluir
  2. Heloisa, sempre acompanho seu blog, pois tb tenho este "probleminha". Comigo aconteceu a mesma coisa, devido as tromboses que tive na perna descobri a doença no inicio (abril/2011). Continuo em tratamento, mas devido as tromboses que tive no inicio, em agosto coloquei um filtro na veia cava para não ter embolia. bjs. e continue sempre com este alto astral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chatice, né? Ao mesmo tempo que a trombose nos fez descobrir o problema, ela em si é uma chatice!!!!
      Continue por aqui!!! Me contando como vc está!

      Excluir
  3. Realmente há males que vem para o bem!
    Sabe Helô eu costumo dizer que as coisas que acontecessem em nossa vida dependem de como a enxergamos, de como a recebemos e de como decidimos enfrentar.
    Se recebemos uma notícia ruim, como o de uma doença, temos 2 alternativas: desanimar e deixar que ela te consuma ou encarar de frente, manter a calma e lutar até o último resquício de esperança e força. Você escolheu lutar e sua luta encoraja outras pessoas que passam por dificuldades e isso minha amiga, não tem preço... não há dinheiro que pague essa sua atitude e o bem que está fazendo.
    Vc me emociona diariamente.

    Beijos no coração.

    Darby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! E vc tb me emociona com as suas mensagens!
      Obrigada pelo carinho de estar sempre por aqui me dizendo essas coisas lindas!
      Bjssss

      Excluir
  4. Eu agradeço tudo que tenho, porque as coisas sempre podem piorar....

    ResponderExcluir
  5. A vida nos brinda com altos e baixos... e tanto em umas ocasiões como em outras, temos muito a agradecer: a presença de um marido atencioso, a existência de uma médica próxima e o suporte de uma família amorosa! Como todas essas pessoas são importantes para um apoio moral e emocional! Vc que o diga, não? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todos eles e o que eles representam são simplesmente tudo!!!
      Bjsss

      Excluir
  6. Heloísa,

    Vc. não me conhece. Tomei conhecimento do seu Blog por intermédio de uma amiga de trabalho, que é tia do seu marido. Parabéns, seu blog é muito interessante, altíssimo astral! Tenho uma filha que tbém está vivenciando o mesmo problema. E que problema! Mas, como vc. bem sabe, não adiante reclamar...Gostaria muito de saber o nome do seu médico. Caso vc. prefira vou deixar o meu e-mail para contato - roselenemf@hotmail.com
    Estou torcendo pela sua cura. Um grande abraço.
    Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi Heloísa. Eu admiro sua força de vontade de lutar pela vida. Eu, por menos problemas de saúde (se bem q as pessoas são diferentes né, têm reações diferentes...), já quis não estar aqui e só dormir, dormir, dormir... Vc é corajosa, e sabe que coisas boas ou ruins podem te esperar. Pelo seu alto-astral, aposto fortemente nas coisas boníssimas que virão a acontecer. Te admiro. Quero sair da minha tristeza.Quem sabe vendo vc guerreira desse jeito eu não 'tomo jeito' rs. Parabéns. Seja feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Vc já me escreveu por aqui, não? Lembro da sua foto...
      O que vc tem??? Só posso te dizer que se vc ficar sempre por aqui, pode ser que melhore hehehe, eu sempre coloco coisas alegres!!!!! Lembre que vc nunca está sozinha, pq Deus está dentro de vc. E que a vida é um presente, de onde vc escolhe tirar as coisas boas ou ruins! Ah! Uma dica: castanha de caju e castanha do pará contém anti-depressivos naturais! Que delícia, né? Um dia vou escrever dicas de alimentação aqui! Bjss
      Bjssss

      Excluir
    2. Obrigada, continue com esse alto-astral e crença em Deus inabalável. Beijos mil.

      Excluir
  8. Helo, linda a sua mensagem de hoje... Mas é verdade os sinais estão sempre por perto, precisamos apenas de sabedoria pra aprendermos a ouvi-los..." não cai uma folha da árvore se Deus não quiser" !!! Acredito muiiito nisso, tudo na vida da gente acontece por uma razão. Bom carnaval pra vcs e se cuida. Bjos Maria Ciasca

    ResponderExcluir
  9. Vc eh linda Helo...inspiracao diaria!
    Muita energia boa!
    beijos, Monica

    ResponderExcluir
  10. Heloísa, tenho acompanhado teu blog e adorado a sua postura. Passei por um problema do mesmo patamar e adoraria conversar com vc. bjs

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Heloísa! Estou virando sua fã,rss...todos os dias estou acompanhando seu blog. Ah, acabei me inspirando e criando um blog também,rss...Continue assim com essa energia que fortalece muitas pessoas com problemas semelhantes. Que Deus continue te iluminando. bjo. Ivanice

    ResponderExcluir
  12. Helô, entrei aqui e amei !!! Que energia boa que contagia, quando for a SP, vou te avisar, quem sabe conseguimos nos encontra (sei que sem beijos e abraços!rs) Muita saudade de você e das nossas conversas !!!! Que Deus continue te dando essa sabedoria e força !!! Muitos beijos, Má Boaretto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Má! Saudade também!!! Quero saber de vc, qdo vier para SP me avisa! Beijosss

      Excluir
  13. Poxa vida Helô, que susto!!! Além do ¨Há males que vem pra bem¨, lembre de um outro clichê que tb se encaixa perfeitamente: ¨Dos males, o menor!¨ pq logo vc vai sair dessa e a trombose e o linfoma, serao mínimos perto da longa vida que tem pela frente, que vc sabe viver tao bem e com tanta alegria!!! Deus tem orgulho de vc, pq vc sabe agradecer perfeitamente esse nosso presente!!!
    Ah, eu sou aquela que mora na China, lembra? Na verdade eu estava lá esses dias escolhendo um lugar para morar, pois meu marido foi transferido para trabalhar de 3 a 5 anos por lá... Me mudo em definitivo dia 04/03! Vou morar pertinho de Shanghai, o dia que vc quiser conhecer o Oriente, nao deixe de me visitar ;)
    Um beijo grande e mais energias positivas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha! É isso mesmo, logo isso vai ter passado!
      Nossa, vc vai morar tão longe!!! Vc tem filhos?
      Pode deixar, se um dia eu for para aqueles lados vou lembrar de vc hehehe...
      Beijos

      Excluir
    2. Não tenho filhos Helô... Se Deus quiser, eles serão MADE IN CHINA, como tudo aqui no Brasil... kkkkk...
      Mas mesmo de tão longe, graças a essa maravilhosa tecnologia, vou continuar acompanhando vc, tá?
      Beijos e continue bem!

      Excluir
    3. Rsrsrsrsrs... boa sorte!!!
      Isso mesmo, continue por aqui fazendo comentários rsrsrs!
      Beijosss

      Excluir
  14. Oi Heloisa, meu nome é Daniela e sou recepcionista na Sanofi, näo sei se vc se lembra de mim, mas sempre fazia o seu crachá antes mesmo de vc chegar...fiquei sabendo do ocorrido, e resolvi te escrever para dar o meu apoio e dizer que vc faz parte das minhas orações. Encontrei o Marcelo na Sanofi esta semana e ele meu passou seu contato. Fique sabendo que vc é uma guerreira e uma pessoa muito especial. Deus estã no controle de todas as coisas, sempre....agora vc ganhou mais uma seguidora....Que Deus continue te abençoando e guiando os seus passos.....abraços
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Td bem? Lembro de vc sim! Vc que teve neném, não é?
      Muito obrigada pelo carinho e pelas orações, adorei receber sua msg!
      Beujoss

      Excluir
    2. Sou eu mesma....kkkk
      estamos todos aqui na torcida por vc.
      Bjs

      Excluir
  15. Olá Helo,Deus age na sua vida do mesmo modo que age na da Gi. O diagnóstico da Gi foi feito do nada, ela foi fazer uma tomografia do fígado e a mesa do tomógrafo andou sem a médica ver, então quando ela olhou na tela para visualizar o fígado o tomógrafo estava na direção do pulmão foi ai que descobriram o linfoma que estava no mediastino e já comprimia a veia cava e o pulmão ele tinha 5x9cm e ela não sentia nada. Se não fosse isso quando descobrissem poderia ser tarde demais , pois ele era indolente, agressivo e grau IV.
    Bjs

    ResponderExcluir