terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ó, dúvida cruel!

Socorro, quem pode me ajudar e dizer no que devo acreditar? Cada dia chegam com novas pesquisas  falando que uma substância ajuda a prevenir o câncer e, no dia seguinte, outra pesquisa contradiz a primeira! Hahaha, vocês também pensam isso, né?
Estou lendo um livro muito bom, "ANTICÂNCER", que ganhei do meu cunhado. Resumindo, é um médico que teve um CA no cérebro, deveria ter 6 meses de vida e viveu mais de 20 anos. Nesse período, ele fez inúmeras pesquisas e reuniu as conclusões nesse livro, que é excelente. Mas uma das coisas que ele fala é a importância do equilíbrio de ômega-3 e ômega-6 na nossa alimentação, e diz que estamos tendo uma ingestão muito grande de ômega-6. Disso, eu deduzi (além de outras coisas que ele fala no livro) que devemos ingerir mais ômega-3. Qual não foi minha surpresa ao abrir o jornal de hoje (O Estado de SP - pág. A11) e ler que  ômega-3 não previne o câncer! Além disso, nas mulheres que tomaram pílulas de ômega-3 durante o estudo a que se refere a reportagem, o risco de câncer foi 3 vezes maior, fora que as  chances de morrer de câncer foram cinco vezes maiores! O estudo não é conclusivo, ou seja, ele não comprovou uma relação direta de causa e efeito, mas... Já ficamos de cabelo em pé! Quer dizer, quem tem, né? Eu fiquei de peruca em pé kkkkk!!!



Se meu cabelão ainda estivesse por aqui, teria ficado assim!!!! Igual na nossa lua-de-mel, em Cape Town!

32 comentários:

  1. Hahaha gami sei que nao tem nada a ver, mas tb fui pra cape town e mauricios na lua de mel.

    Beijo

    Ps: leio o blog todoooooos os dias. Estou adorando!

    ResponderExcluir
  2. Nossa tb li isso hoje e fiquei com cabelo em pe! Kkkkkkkkkk ! Beijos Heloooooo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantas dúvidas!!!! Vc tirou algumas com a sua facul de nutri??
      Bjsss

      Excluir
    2. Esse ano vou ter as matérias mais específicas para o cancer !! Na verdade o q temos que fazer eh sempre moderar... Nunca exagerar e nunca deixar de comer, sempre o equilíbrio!!! E da-lhe antioxidantes também!!!! Bjooo

      Excluir
  3. Heloísa, se vc quer esclarecer de uma vez por todas suas dúvidas em relação à alimentação leia o livro "Em Defesa da Comida" de Michael Pollan. Ótima leitura, para a vida toda.
    Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi esse livro, é bom??? É mais ou menos o que fala nesse Anticâncer tb, mas é difícil colocar em prática, né??? Foi bom para vc? Vou comprar! Bjss

      Excluir
    2. O livro mudou minha vida. E não, não é difícil. Em realidade, o autor é tão sensato que é mais fácil seguir os conselhos dele do que buscar os "produtos da moda" nos mercados (barrinhas de cereais, bolachinhas, etc.). Eu tenho psoríase e no auge de uma crise me deparei com esse livro - foi ótimo e de quebra perdi 7kgs. Inclusive, foi o único livro que eu trouxe do Brasil depois que me mudei para os EUA. É meu guia até hoje :)

      Excluir
    3. Hum... gosto assim, quando é sensato e relativamente fácil de aplicar! Às vezes tem umas coisas tão restritivas que desanima, né? Vou procurar, valeu pela dica! Bjsss

      Excluir
  4. Oie!

    Eu li este livro e ADOREI! Além de ser embasado, contradiz algumas falas comuns de médicos (ex: "não tem mais nada que possamos fazer...") Estes dias perguntei pra minha médica se ela recomenda vitamina C (eu estava com inunidade baixa..) ela disse que não faria diferença... (como assim eu pensei!??) Certeza que seu eu perguntasse pro nutricionista ele diria que sim e me daria uma lista de outros alimentos... (rsrs). Acho que tudo depende do ponto de vista de quem fala....

    Tem um ótimo que exemplica todas as propriedades cientificas e o que trata ou previne (inclusive da receitas): chama "101 alimentos que podem salvar a sua vida". E o que eu entendi é que tem alimentos que combatem (pra quem já tem como eu) e aqueles que previnem... Será que é esta a diferença??? Vi na TV outro dia que chá verde pra quem está em tratamento de câncer por exemplo não era bom porque a quimio é oxidante e o chá anti-oxidante.... ???? (cabelos em pé 2)
    Certo que tudo que é nutritivo mal não vai fazer a não ser em excesso. Eu acredito que a alimentação do Davi fez tooooda diferença e que todo alimento super nutritivo não faz mal a não ser que em muuuuita quantidade. Como estou em falta constante, faz suuper bem. Sou desta teoria!

    OTIMO feriado!

    bjKs

    Kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita dúvida, né? E esse negócio do chá verde? Eu tb não posso tomar mto pq ele atrapalha a absorção de ferro!
      Acho que os nutricionistas precisam ser melhor explorados rsrsrs...
      Bjsss

      Excluir
    2. Concordo super, vamos explorar! :-)
      Aproveitando a saga das leituras, tem alguma indicação de livro de Yoga? Comecei Hatha Yoga faz algumas semanas e amando! Txxxx

      Ah, BOA sessão amanhã! Eu adoro, porque é uma a menos!

      Besos

      Kk.

      Excluir
    3. Oi!!! Desculpa, esqueci de responder!!! Eu tenho milhares de livros de Yoga, esse que vc está lendo é do Prof. Hermógenes? Eu tenho tb, é ótimo... acho que é o melhor para começar, aí depois vc vai para os que forem te atraindo mais hehehe!!!
      Eu já li vários e gostei de todos!
      Beijosssssss

      Excluir
    4. Obrigada suuper pela dica! O Hatha Yoga que comecei na verdade é a aula, ainda não tinha escolhido um livro... Vou atras da sua dica e comprar um!
      Torcendo todos os dias por vc! bjKsss chica K

      Excluir
  5. Oi Helo...já li o anticancer..muito bom livro..e quanto ao omega 3? Estou tomando diariamente..acho que faz mais bem do que mal..
    ah, minhas amigas estão adorando seu blog...
    bjos e continue com força e bom humor..bj

    ResponderExcluir
  6. ahh..esqueci que sai como anonimo,..comentario anterior jovana Fuganti

    ResponderExcluir
  7. Oi Heloisa, acompanho o seu blog, desde o inicio, Sou amiga da Sandra, e desde que ela pediu aos facefriends que orassem por vc estou lhe acompanhando nest a jornada. Minha cetica e sincera opiniao sorb cancer, encarar a doenca, como vc esta fazendo e tendo a certeza da cura. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, né? Acho que é mais ou menos isso, pq viver dá muito câncer hj em dia rsrsrsr!
      Bjss, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  8. Helo, acho que temos que ter muito cuidado com o que lemos, seja em jornais ou pela internet...assim como o Marcelo, tenho mais de 10 anos na Indústria Farmacêutica e muitas coisas escritas sobre pesquisas à respeito de medicamentos, novas drogas ou até mesmo alimentação adequada, tem um viés de "puxar a brasa para o seu assado" ou até mesmo confudir a população e deixar a gente de cabelo em pé mesmo.
    Eu acredito que a cura, está em como nós agimos perante ela...e acho que tu estás em um caminho super certo!
    Beijocas,
    Paula Bonamigo

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu vou tentar, de uma forma simples, explicar um pouquinho sobre o universo complexo da medicina e da nutrição! rsrsrs
    Infelizmente, ou não, acontece de uma substância, medicamento ser bom agora e daqui a pouco não ser tão interessante assim, afinal, medicina não é matemática (1+1 nem sempre é 2, acredite rsrs)...mas é sempre positivo, eterna evolução e descobertas para melhorar nossa saúde e ajudar na cura das doenças!
    Enfim... ômega-3 e ômega-6... sua dedução sobre o livro está correta, é o que mostra outros estudos, que há um consumo maior de ômega-6. E porque é tão importante a relação entre os ômegas???
    Esses lipídeos tem um papel fundamental na regulação da resposta inflamatória do nosso organismo. Resumindo, o ômega-3 produz mediandores antiinflamatórios e o ômega-6, mediadores pró-inflamatórios. Em pacientes com alterações das respostas metabólicas (CA, por exemplo), o equilíbrio entre os lipídeos da dieta tem como propósito controlar a resposta inflamatória exacerbada, por isso é tão importante esse equilíbrio!!! Compliquei!?

    Aproveito a oportunidade para alertar sobre as informações sobre alimentação, que saem em todos os lugares, de tudo quanto é jeito!!!!
    Atenção para o que lê, onde se lê... o ideal é tirar as dúvidas com os profissionais da área!!

    "Acho que os nutricionistas precisam ser melhor explorados"... ah é?!!?!?!?!? heheeh
    Estou à disposição!!!! :)

    Beijosss
    Andréa (nutri)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem o que está escrito no livro! Mas daí saiu esse estudo falando que mulheres que tomaram cápsulas de ômega 3 tiveram 3 vezes mais risco de ter CA! Rsrsrs, tá certo, eles disseram que a amostra foi pequena e pode ter erros...
      Eu acho que as pessoas tinham que ir aos nutricionistas como vão ao médico! Isso que eu quis dizer com explorar mais!
      Rsrsrsr
      Bjsss

      Excluir
    2. Temos que considerar que é apenas 1 estudo... amostra pequena... não se pode tê-lo como verdade absoluta!!!!
      Estudos controversos saem todo santo dia... e temos que ter cuidado e critério para avaliar! Por isso que acho que deve-se consultar um profissional da área, antes de tirar conclusões!!!!!
      rsrsrsrs é claro que entendi a "exploração" de forma positiva... e concordo plenamente com essa idéia de ir ao nutricionista como se vai ao médico!!! isso Helô, divulga meu trabalho!!!! rsrsrsrsr
      e por isso disse, também, que estou à disposição para a exploração! :)
      Bjuss

      Excluir
  10. As informações são tão desencontradas que acho melhor seguir a orientação de minha avó!!! Aqui vai a receita para deixá-la um pouquinho mais confusa rs rs rs
    Ela dizia que as refeições devem ser coloridas e que no espaço de uma semana, uma pessoa deve comer alimentos variados, incluir todas as cores (nada de ficar só nos alimentos ou verdes ou amarelos ou brancos ou laranjas). Nada de comer em demasia!
    Ah - esta vc vai gostar - incluir ao menos uma taça de vinho por dia no cardápio!!!
    Em casos de doença ou período pós parto, o prato de resistência é a canja de galinha feita com pedaços inteiros da galinha com os ossos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é isso mesmo! E comer menos coisas industrializadas! Também acredito no comer pouco. Ontem comi muito e fiquei o resto do dia me sentindo mal e com a barriga inchada!
      Amei a parte do vinho hehehehe!
      E minha mãe acabou de fazer uma canja!
      Bjss

      Excluir
    2. Sua mãe sabe das coisas!!! É muito bom tê-la por perto, não?
      Lembrou de tomar um pouquinho de vinho com a canja! Beijos a vcs duas.

      Excluir
    3. Muito!!! Dessa vez não pude tomar vinho, porque 2 dias antes e 2 depois da quimio não pode!
      Bjssss das duas!

      Excluir
  11. Oi Helo, parabens pelo seu blog. Vejo sempre! Acho vc super alto astral!! Conheci o Albertotti na empresa, enquanto ele ainda trabalhava com diabetes. vcs formam um casal LINDO!!! Já indiquei seu site para outras pessoas e até pacientes com problemas semelhantes. Acho que vc é uma fonte de inspiração para todos nós! Bjs Veruska

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Eu lembro dele comentar de vc! Ele está aqui mandando um abraço!
      Beijossss

      Excluir