sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dia Mundial do Câncer

                                               

Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. Uma doença que afeta cada vez mais gente no mundo todo, mas principalmente no Ocidente. 
Estima-se que 1/3 da população mundial tem, teve ou vai ter câncer um dia. E que somente cerca de 15% dos cânceres são devidos a fatores genéticos. Os outros 85% ainda são um grande mistério para a medicina, mas sabe-se que um estilo de vida mais saudável ajuda muito na prevenção.
Mas o que eu quero dizer  com tudo isso? Desde que eu comecei a escrever o blog, soube de muitas pessoas com câncer. Por isso, quero pedir a todos que hoje lerem esse texto que elevem seus pensamentos, enviem suas energias, orações e preces a todos aqueles que se encontram nessa situação. Também aos seus familiares e amigos, para que consigam dar apoio e ter forças, aos médicos, para que sejam iluminados no tratamento, à sociedade, para que se mobilize para uma maior compreensão, prevenção e cura... Os tratamentos já avançaram muito, com maiores chances de cura e efeitos colaterais mais brandos do que há alguns anos. Que essa evolução seja cada vez maior! O linfoma não-Hodgkin de grandes células b, por exemplo (o que eu tenho), tem hoje taxas de cura de quase 90%.
Além disso, quero chamar atenção das pessoas para o fato de que a vida é imprevisível. Nunca sabemos quando as pessoas que nos são queridas podem adoecer, sofrer um acidente, passar por dificuldades... A única coisa que podemos fazer a respeito disso é aproveitar cada segundo ao lado delas, é deixar mágoas bobas de lado, não se consumir com preocupações pequenas e inúteis, não deixar que a pressa e a correria do dia a dia soterrem nossos sentimentos. É ser mais tolerante com o ser humano e  viver de maneira que não nos arrependamos amanhã do que não fizemos ou do que não dissemos hoje para aqueles que amamos. "Um dia de cada vez, o melhor possível": que tal?  
Acho que é uma boa reflexão para o Dia Mundial do Câncer...

18 comentários:

  1. Ai que lindooooooooooo, ate chorei....
    q os anjos digam AMÉM....
    beijos
    Loretta

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Linda mensagem.
    "Um dia de cada vez, e o melhor possível!"
    ADOREI!
    Bjos, Paula Bonamigo

    ResponderExcluir
  3. Me fez chorar!
    Às vezes não aproveitamos a vida como deveríamos não é mesmo?! Dai vem uma tormenta e nos mostra que o importante é viver o dia de hoje como se fosse o último e viver intensamente.
    É isso ai minha linda, vamos viver um dia de cada vez, o melhor possível!
    Beijos e fique com Deus anjinha.

    Darby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... algumas pessoas vivem intensamente mesmo sem as tormentas, mas outras precisam do lembrete, né? Rsrsrsr...
      Beijosss

      Excluir
  4. Helo! Nem sei o que dizer de palavras tão emocionantes e verdadeiras. É verdade vamos unir nossas orações e teremos uma imensa energia positiva para todos que estão enfrentando esta batalha no momento.
    Que Deus os fortaleça e lhes dê muita força para vencer esta etapa e sair mais forte quando tudo terminar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente reza pelos outros faz bem para a gente também, né? A gente vê como os nossos problemas são pequenos.... Bjsss

      Excluir
  5. queridinha....
    to indicando a leitura do seu post sobre o cancer no meu face tá?...rs
    um super beijo...ótimas energias pra vc...
    pra nós!!!!...rs....tbm to dentro....rs
    Jo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô! Eu vi! Lógico, pode compartilhar à vontade rsrsrsr!
      Super beijo para vc tb!!! "Juntas e misturadas", como diz um amigo meu rsrsr!

      Excluir
  6. Olá Helô... Emocionante seu depoimento, também estou na luta pela vida e com certeza a vida é muito mais do que o ser humano imagina.
    Mágoas, rancor, mau-humor, tristezas, adoecem o corpo e a alma. Vivamos então o hoje com muito amor e compreensão no coração. Deus nos fortalece nesse momento tão crucial em nossa vida, é essencial o apoio e orações de nossos familiares, amigos, enfim, de todos que oram por todos que estão nessa luta, desejosos pela vitória.
    Heloísa, Deus esteja sempre com você, em todas as etapas de sua vida... bjus pra ti!

    Magalí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magalí!
      Tudo que vc disse é verdade.
      Vou rezar por vc tb, que Deus te ilumine e abençoe sempre!
      Beijoss
      Helô

      Excluir
  7. Oi Helô!

    Hoje fui à missa e pensei muito em vc, o evangelho falava da Fé do ser humano! Fico muito emocionada cada vez que leio os seus textos... me impressiono com a sua Fé, vontade de viver e admiração que tem pela vida!! Concordo quando diz que devemos fazer o hoje, afinal, o amanhã a Deus pertence!

    Bjos
    Ju Marroni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Que linda!
      Eu tenho mesmo muita fé em Deus, acima de tudo. Tenho certeza que Ele está sempre com a gente!
      Beijossss
      Helô

      Excluir
    2. Olá,
      Eu ainda não te conheço, mas o pouco que li já fiquei emocionada. Perdi minha mãe fazem quase 07 mese..Câncer Uterino.. está difícil, é uma dor que nunca passa. Fiquei muito feliz em ver sua garra e determinação. Estava precisando ler isso.. se estressar menos e amar mais!

      Excluir
    3. Oi! Perder uma pessoa é uma dor que não passa mesmo, pq a saudade é muito grande, né? Mas fique bem, querida, pense que onde ela estiver está olhando por vc. E com muito amor! E viva essa vida amando muito as pessoas ao seu redor, pq um dia todos se separam...
      Bjsss

      Excluir
  8. Oi Heloísa parabéns pela sua fé e garra. Você vencerá assim como minha filha de 11 anos teve tbem um linfoma como o seu e está curada graças a DEUS.

    ResponderExcluir